Índice de Desenvolvimento de Energia
O Índice de Desenvolvimento de Energia é um ranking que tem como objetivo medir a utilização da energia nos países em desenvolvimento.
Significado de Índice de Desenvolvimento de Energia
O Índice de Desenvolvimento de Energia, conhecido pela sigla IDE, consiste num ranking desenvolvido pela Agência Internacional de Energia (AIE) que mede a utilização de energia nos países em desenvolvimento.
Este índice tem em consideração o consumo de energia comercial per capita, a energia comercial no consumo total final e a parcela da população que possui acesso à eletricidade.
Isto quer dizer que o Índice de Desenvolvimento de Energia avalia a qualidade e a quantidade de serviços oferecidos pelo setor energético nos países em desenvolvimento.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Objetivo do Índice de Desenvolvimento de Energia
Segundo a Agência Internacional de Energia, o Índice de Desenvolvimento de Energia foi criado para compreender da melhor forma a relação entre a energia e o desenvolvimento humano. Por isso, este índice é frequentemente utilizado para medir o progresso de um país, sobretudo relativamente ao uso dos combustíveis com origem em fontes renováveis. Convém mencionar ainda que o Índice de Desenvolvimento de Energia é calculado de forma similar ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
A relação entre o desenvolvimento de um país e a energia consumida
Existem vários pontos do setor energético que têm impacto direto no desenvolvimento de um país. Podemos destacar como principais pontos o acesso à energia e a utilização das fontes renováveis. Quanto mais pessoas tiverem acesso à energia, mais desenvolvido será um país. Afinal, a pobreza energética é considerado um problema social entre os países. Por outro lado, quanto mais um país diversifica a sua matriz energética e investe nas fontes renováveis, menor será a sua dependência energética e maior será a sua preocupação com o desenvolvimento sustentável. Logo, trata-se de uma nação com maior progresso.