Hidrogénio carros
O hidrogénio para carros é o conceito de que o hidrogénio pode ser utilizado como um combustível alternativo para a movimentação de veículos.
Significado de Hidrogénio para Carros
O hidrogénio para carros é uma ideia que vem sendo empregada nos últimos tempos e que tem como premissa a utilização do hidrogénio como um combustível alternativo nos veículos. Ou seja, este elemento, que pode ser extraído a partir de fontes fósseis ou da eletrólise da água, pode ser empregado no setor automóvel.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Como funciona um carro a hidrogénio?
Os carros movidos a hidrogénio possuem um funcionamento similar aos veículos convencionais, a começar pelo abastecimento. Nesse sentido, o hidrogénio é armazenado no tanque de combustível do carro. Lá, ele reage com o oxigénio e produz energia elétrica, calor e água. Obviamente, o calor e a água saem pelo cano de escape do carro como vapor de água. Já a energia elétrica produzida vai para o motor do veículo ou para uma bateria que armazena a eletricidade nos momentos em que o veículo não precisar. Convém mencionar ainda que entre as principais vantagens deste tipo de combustível estão:
- Não emite gases poluentes nem gases com efeito de estufa.
- Proporciona uma ótima autonomia ao veículo.
- O reabastecimento é rápido, fácil e prático.
Diferença entre veículos elétricos e movidos a hidrogénio
Ao compreender o funcionamento dos carros movidos a hidrogénio, pode surgir alguma dúvida relativamente à sua semelhança com os veículos elétricos. Afinal, o funcionamento de ambos ocorre a partir da energia elétrica. No entanto, apesar de serem bem semelhantes, existem diferenças nos dois modelos de veículos. Nesse sentido, o carro elétrico possui um motor alimentado por uma bateria embutida, que é, por sua vez, carregada por uma fonte externa. Ou seja, a energia elétrica vem de fora. Já no caso do veículo movido a hidrogénio, existe uma célula de combustível de baixo impacto ambiental que produz a energia elétrica, responsável por movimentar o carro. Além disso, uma outra diferença é o tamanho das baterias. No veículo elétrico ela costuma ser consideravelmente maior.