Hidrogénio azul
O hidrogénio azul é obtido a partir da queima de combustíveis fósseis, como gás natural e carvão mineral, seguida da captura e do armazenamento de carbono libertado no processo.
Significado de Hidrogénio azul
O hidrogénio azul é um termo que se refere ao hidrogénio produzido a partir de fontes fósseis com a captura e armazenamento de carbono (CCS - carbon capture and storage) para reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Durante o processo de produção de hidrogénio azul, as emissões de CO2 são capturadas e armazenadas em reservatórios subterrâneos ou em outras formas de armazenamento, como a utilização do CO2 para estimular a produção de petróleo em campos de petróleo maduros. O hidrogénio azul é considerado uma opção de transição para a produção de hidrogénio de baixo carbono, pois reduz significativamente as emissões de gases com efeito de estufa em comparação com o hidrogénio produzido a partir de fontes fósseis sem CCS.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Diferenças entre o hidrogénio verde, azul e cinzento
O hidrogénio cinzento é obtido a partir de fontes de energia não renováveis, como gás natural ou carvão, e não há preocupação com a captura e armazenamento de carbono, o que resulta em grandes quantidades de emissões de gases com efeito de estufa. O hidrogênio azul é produzido a partir das mesmas fontes, mas com a captura e armazenamento de carbono. Trata-se de uma modalidade de transição de energias poluentes para energias limpas. Já o hidrogénio verde é produzido a partir da eletrólise da água, separando-a em hidrogénio e oxigénio, através da aplicação de uma corrente elétrica. Este hidrogénio é considerado renovável e, portanto, trata-se da solução ideal para a produção de hidrogénio de baixo carbono no futuro.
Produção de hidrogénio renovável em Portugal
Atualmente, não existe produção comercial de hidrogénio azul em Portugal. No entanto, o país tem um grande potencial para o desenvolvimento desta tecnologia, pois possui importantes reservas de gás natural e também tem investido em projetos de captura e armazenamento de carbono. No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), foi lançado em 2021 o Programa de Apoio à Produção de Hidrogénio Renovável e outros Gases Renováveis. Atualmente, há 25 projetos assinados que permitirão a redução de 167 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono em Portugal.