Hidrogénio
O hidrogénio é um elemento químico gasoso, inflamável, incolor e inodoro, encontrado em abundância na superfície terrestre em compostos como os hidrocarbonetos e a água.
Significado de Hidrogénio
O hidrogénio é um dos elementos químicos mais abundantes na natureza, podendo ser utilizado tanto como combustível como na produção de eletricidade. Uma vez que não é encontrado isoladamente, precisa de ser extraído de algum meio para que, de seguida, possa ser utilizado para as finalidades supracitadas. Basicamente, existem duas principais formas de extração do hidrogénio:
- A partir de fontes fósseis, os chamados hidrocarbonetos. Neste caso, o processo é semelhante ao que acontece com a gasolina e o etanol, sendo que a sua obtenção liberta gás carbónico para a atmosfera.
- Por meio da eletrólise da água: através de uma corrente elétrica, a água (H2O) é separada em duas moléculas de oxigénio e uma de hidrogénio. Neste caso, não ocorre a emissão de carbono.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Benefícios do hidrogénio
Apesar de ser uma fonte de energia secundária, uma vez que precisa de ser extraída de alguma outra fonte, o uso do hidrogénio tem muitas vantagens. Afinal, este elemento apresenta uma combustão limpa e eficiente, pois só emite vapor de água. Por isso, é uma ótima opção de energia, seja como combustível ou para a produção de eletricidade, já que não emite carbono. De facto, a emissão do vapor de água contribui significativamente para a descarbonização da atmosfera.
Hidrogénio verde
Embora o seu uso como combustível e na produção de eletricidade não emita gás carbónico, o hidrogénio, caso seja extraído de hidrocarbonetos, passa pelo processo da libertação de carbono, contribuindo para a poluição do ambiente. No entanto, caso seja extraído por meio da eletrólise da água, através de uma corrente elétrica proveniente de uma energia renovável, o hidrogénio é totalmente limpo, desde a sua origem até ao seu uso. Por isso é chamado de hidrogénio verde. Esta formação do hidrogénio apresenta inúmeras vantagens, tais como:
- Aceleração da descarbonização da atmosfera.
- Alta capacidade energética.
- Desenvolvimento económico.
- Aumento das oportunidades de emprego.
- Contribuição para a reversão do efeito de estufa e das mudanças climáticas.