Grupo Eletrogéneo
O grupo eletrogéneo é um gerador de energia elétrica que funciona a partir da propulsão de motores à combustão e da conversão da energia mecânica em eletricidade.
Significado de Grupo Eletrogéneo
O grupo eletrogéneo consiste numa máquina que tem como finalidade gerar energia elétrica a partir da combustão. Nesse sentido, este gerador possui um motor de combustão interna que converte a energia mecânica em eletricidade. De modo geral, pode-se dizer que um grupo eletrogéneo é um equipamento destinado à geração de energia elétrica.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Os principais componentes do Grupo Eletrogéneo
Para funcionar, um grupo eletrogéneo precisa de contar com alguns componentes, sendo os principais:
- Motor: o componente mais básico e essencial de um gerador. Isto porque é responsável por transformar o combustível na energia que alimenta o alternador.
- Alternador: fica acoplado ao motor e é o responsável por gerar a eletricidade.
- Painel de controlo: responsável pela monitorização e proteção do grupo eletrogéneo.
- Canópia: responsável por proteger o equipamento contra as condições climatéricas adversas e reduz o ruído emitido para o exterior. Este componente pode ser uma chapa de aço, inox ou alumínio.
- Quadro de transferência de cargas: realiza a comutação entre a fonte principal e a fonte secundária, isto é, entre a rede e o grupo eletrogéneo. Também pode conectar geradores que trabalham em alternância.
- Chassi: quadro de aço que suporta todo o equipamento.
Quando utilizar um Grupo Eletrogéneo?
Em geral, um grupo eletrogéneo é utilizado para suprir o fornecimento da energia elétrica. Nesse sentido, este equipamento é comummente utilizado em momentos de interrupção da alimentação de energia pela rede de distribuição que pode ter ocorrido por falha ou até mesmo por alguma manutenção realizada. Além disso, convém mencionar que os estabelecimentos que mais precisam de geradores, como o grupo eletrogéneo, são aqueles que em hipótese alguma podem ficar sem energia, como hospitais, hotéis, serviços públicos de emergência, entre outros.