Gestão da procura
A gestão da procura é a promoção da redução da procura por energia em períodos de pico e o incentivo ao seu uso racional.
Significado de Gestão da Procura
A gestão da procura é o processo de conter a alta procura pela energia nos períodos de maior necessidade, isto é, nos momentos de pico. Além disso, esta proposta também é orientada para a promoção do uso consciente das energias. Esta gestão tem como finalidade conservar a energia, reduzir os seus preços e torná-la disponível durante todos os períodos do ano. Convém mencionar que, apesar de a energia elétrica ser a que mais precisa de uma gestão da procura, todas as outras também devem ser geridas.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Como deve ser aplicada a Gestão da Procura?
Para uma eficaz gestão da procura no setor energético, é preciso estabelecer um conjunto de práticas que permitam prever e atender as necessidades do mercado, independentemente do período. Algumas etapas são essenciais, como:
- Estudo dos padrões de mercado: a sua finalidade é determinar em quais períodos há um menor ou um maior uso da energia. Convém mencionar que os meses de férias e de verão são os que mais sobrecarregam o setor energético.
- Monitorizar os indicadores: além de compreender os padrões do mercado, é sempre importante estar atento aos indicadores, como o número de clientes atendidos pelas comercializadoras e a eficiência energética do país.
- Estudo dos custos: também é preciso estudar os custos envolvidos na geração e transmissão de energia, bem como os preços pagos por todos os consumidores finais (residenciais, industriais e comerciais).
A importância da Gestão da Procura
Como se pode perceber, a gestão da procura é extremamente relevante para que a entrega de energia seja contínua e ininterrupta, independentemente de os períodos serem de cheia ou de vazio.
Além disso, como esta gestão visa um uso racional da energia, pode contribuir para a gestão dos recursos naturais e a preservação do ambiente.