Geração distribuída
A geração distribuída é um processo que ocorre quando há a produção de energia elétrica junto dos consumidores ou bem próximo deles.
Significado de Geração Distribuída
A geração distribuída, representada pela sigla GD, consiste na geração de energia elétrica junto ou muito próximo dos consumidores finais. Isto quer dizer que a eletricidade é gerada dentro da rede distribuidora de determinada unidade consumidora. Esta é uma estratégia de geração de energia descentralizada, uma vez que utiliza geradores de pequeno porte, os micro e minigeradores. Logo, esta é uma alternativa ao modelo tradicional de geração de energia, que é centralizado.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Geração Distribuída vs Modelo Centralizado
No modelo centralizado de geração de energia, são utilizadas grandes centrais elétricas, como as hidroelétricas, para a produção de eletricidade. Além disso, estas centrais são instaladas distantes dos centros de consumo, o que torna necessário o transporte através de linhas de transmissão de longa distância. Já na geração distribuída, ou modelo descentralização de geração de energia, são utilizados pequenos geradores próximos aos centros de consumo ou, até mesmo, no local exato onde a energia será consumida. Convém mencionar que as fontes de energia que podem ser utilizadas na geração distribuída são: solar, eólica, biomassa ou hídrica. Podemos até dizer que os sistemas mais comuns são os fotovoltaicos.
Vantagens da Geração Distribuída
A geração distribuída apresenta muitas vantagens para os consumidores, para o sistema de energia e para o meio ambiente. Os principais benefícios são:
- Contribui para a contenção do efeito de estufa: como vimos, a geração distribuída utiliza fontes de energia limpas e renováveis.
- Diminui a dependência energética: ao expandir a matriz energética no país, a geração distribuída diminui a necessidade de importação de energia.
- Reduz as perdas de energia: o transporte de energia a longas distâncias no modelo de geração de energia centralizado é impactado por grandes perdas energéticas. Por outro lado, no modelo descentralizado, a energia produzida não precisa de ser deslocada, o que reduz as perdas.
- Gera empregos: a produção de energia local também contribui para a criação de empregos na região, o que, consequentemente, movimenta a economia local.