Fotão
O fotão consiste na menor partícula elementar que compõe uma radiação eletromagnética, sendo o maior exemplo dessa radiação a luz visível.
Significado de Fotão
O fotão é a menor partícula elementar de qualquer radiação eletromagnética, como a luz visível. Nesse sentido, pode-se considerar que cada fotão é uma espécie de pacote que transporta a energia contida nas radiações. Nesse sentido, independentemente da quantidade de energia, do momento, do comprimento e da frequência de onda, os fotões estarão sempre presentes numa radiação. Além disso, convém mencionar que cada fotão deve ter uma quantidade fixa de energia.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Tipos de radiações eletromagnéticas
Quando se pensa em radiações eletromagnéticas, automaticamente pensamos na luz visível. No entanto, para compreender melhor o fotão, é preciso descobrir quais são essas outras radiações em que está presente. Nesse sentido, temos:
- Ondas de rádio: são utilizadas nas telecomunicações, como, por exemplo, os sinais de rádio, televisão e telemóvel.
- Micro-ondas: também são utilizadas nas telecomunicações, como no caso do Wi-Fi.
- Infravermelho: é conhecido também como onda de calor e pode ser utilizada em inúmeras situações, como em comandos, leitores de código de barras e ratos.
- Ultravioleta: é uma onda emitida pelo Sol e que pode ser prejudicial ao ser humano quando recebida em altas doses.
- Raios X: são radiações utilizadas em exames de imagens, como radiografia e tomografia.
- Raios gama: são produzidos por elementos radioativos e por fenómenos astrofísicos de grande violência.
Para além, é claro, da luz visível, que tem o principal exemplo numa lâmpada doméstica.
Aplicação do Fotão
Além dos exemplos mencionados anteriormente, em que há, obviamente, a presença de fotões, saiba que esta partícula também está presente em outras aplicações do quotidiano. Assim, um dos principais exemplos de tecnologias que funcionam a partir da interação com o fotão são as lâmpadas que se acendem sozinhas quando cai o dia. Isto ocorre porque elas são conectadas à célula fotovoltaica, dispositivo que liberta eletrões ao receber os fotões da luz solar. Outro exemplo de aplicação é o fotómetro. Este equipamento é utilizado por fotógrafos como um medidor de luminosidade. Ou seja, ele determina a intensidade de uma fonte luminosa através da receção dos fotões.