Formas de Energia
As formas de energia referem-se aos diferentes modos pelos quais um determinado sistema realiza um trabalho, como um movimento ou a emissão de luz.
Significado de Formas de Energia
A energia é a capacidade que algo tem de realizar um trabalho. Assim, as formas de energia são os diferentes modos pelos quais um sistema consegue realizar um trabalho. Nesse sentido, a energia depende da sua forma de manifestação para ser identificada e classificada.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
As principais Formas de Energia
Existem na natureza cinco formas de energia: mecânica, térmica, elétrica, química e atómica.
- Energia mecânica: está associada à capacidade de produção de trabalho. Quando relacionada com o movimento, é denominada energia cinética. Quando relacionada com a energia armazenada num corpo em determinada posição, é classificada como energia potencial.
- Energia térmica: está associada ao calor e às altas temperaturas. Quanto maior a temperatura de um objeto, maior a sua energia térmica.
- Energia elétrica: é um dos tipos de energia mais utilizados no mundo. A maior parte é gerada por meio de transformações químicas e mecânicas.
- Energia química: é armazenada nas ligações químicas do átomo de uma matéria. Para que esta forma de energia ocorra, é necessário que a matéria passe por uma interferência muito forte.
- Energia atómica: também conhecida como energia nuclear, é produzida por meio da fissão do núcleo atómico, que liberta calor.
Fontes de Energia
Embora sejam cinco as principais formas de energia, a energia elétrica é a mais conhecida pela sociedade. Ou seja, através dos recursos energéticos, também chamados fontes de energia, e possível obter energia elétrica para o nosso dia a dia. Tais fontes de energia podem ser subdivididas em renováveis e não renováveis. Entre as renováveis destacamos as fontes de energia solar, eólica, atómica e hídrica. Entre as não renováveis destacamos sobretudo o petróleo.