Fator de Carga
O fator de carga (FC) é um indicador utilizado para medir o quanto a energia elétrica de uma instalação é uniformemente consumida.
Significado de Fator de Carga (FC)
O fator de carga refere-se a um indicador que mede de que forma a eletricidade de uma instalação é uniformemente consumida. A sua sigla padrão é FC. O fator de carga pode ser calculado a partir de duas formas:
- Pela razão entre a necessidade média e máxima da unidade consumidora, ocorridas no mesmo intervalo de tempo.
- Pela razão entre a energia ativa consumida e a energia máxima que poderia ser utilizada num determinado intervalo.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
O Fator de Carga (FC) e a eficiência energética
O fator de carga pode apresentar um valor que varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, mais uniforme é o consumo da instalação. Ao contrário, quanto mais próximo de 0, mais variável é o consumo de eletricidade no sistema. Por isso, convém mencionar que, quanto maior for o fator de carga de uma instalação, melhor é a eficiência energética do local, pois tem-se um consumo regular e uniforme. Em valores monetários, isto significa que o fator de carga é inversamente proporcional ao valor pago na fatura de eletricidade. Isto quer dizer que, quanto maior o FC, menor o preço médio da energia. Isso explica-se pela eficiência energética apresentada na instalação.
Como aumentar o Fator de Carga (FC)?
Analisar o fator de carga é essencial para descobrir a eficiência energética de uma instalação, realizar uma utilização mais racional da eletricidade e reduzir os gastos com a energia elétrica. Nesse sentido, saiba que é possível aumentar o fator de carga. Para isso, é preciso utilizar os equipamentos elétricos em diferentes horários, ou seja, não ligar muitos aparelhos num curto intervalo. Desta forma, dilui-se a necessidade de uso dos equipamentos, o que impede a criação de picos muitos altos de consumo de energia elétrica.