Etiqueta Energética
A etiqueta energética é um rótulo de cores, letras e ícones que contém informações relativas à eficiência energética de um eletrodoméstico.
Significado de Etiqueta Energética
A etiqueta energética refere-se ao rótulo exibido nos eletrodomésticos. Esta apresenta informações relativas à eficiência energética do equipamento. Isto permite que o consumidor compare um produto com o outro e escolha o mais eficiente. Conforme o Manual de Etiqueta Energética da CLASSE+, os produtos que devem apresentar o rótulo são:
- Os que consomem energia direta e indiretamente.
- Os que possuem alto poder de penetração no mercado.
- E os que possuem elevado potencial de redução de consumo energético e impacto ambiental.
A etiqueta deve estar sempre visível e ser exibida de forma padronizada em todas as lojas, seja ela física, virtual ou, até mesmo, em folhetos promocionais. Esta apresenta uma escala que se divide em 10 classes e que vai de A+++ a G. Quanto mais longe do A, menor a sua eficiência energética.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Leitura da Etiqueta Energética
Saber ler e interpretar as etiquetas energéticas é fundamental para acertar na escolha do eletrodoméstico. Por isso, é importante saber que todas as etiquetas devem incluir as seguintes informações:
- Nome do fornecedor ou marca e identificação do modelo.
- Classe de eficiência energética.
- Escala de eficiência energética através de setas coloridas. Estas distinguem os produtos mais eficientes dos menos eficientes através da cor e da letra associadas ao seu desempenho.
- Consumo anual de energia em kWh.
- Pictogramas que mostrem determinadas características do produto.
Além da etiqueta energética, o equipamento precisa de apresentar uma ficha que deve estar traduzida na língua do país em que o eletrodoméstico está a ser comercializado.
A importância da Etiqueta Energética
A etiqueta energética é fundamental principalmente por dois motivos:
1 - O primeiro é para ajudar o consumidor a reduzir o consumo energético em sua casa através de produtos mais eficientes. Isto faz com que poupe na sua fatura de eletricidade.
2 - O segundo é derivado do primeiro. Isso quer dizer que, à medida que se consome menos energia, as emissões de dióxido de carbono (CO2) associadas à geração de eletricidade são reduzidas, o que reduz o agravamento do efeito de estufa.