Etanol
O etanol, também conhecido como bioetanol ou álcool etílico, é uma substância orgânica utilizada no fabrico de bebidas, na indústria da perfumaria e até mesmo na produção de combustível para motores a combustão.
Significado de Etanol
O etanol, ou álcool etílico, é obtido através da fermentação de açúcares, da hidratação do etileno ou da redução de acetaldeído. Pode ser utilizado em diversos setores da sociedade, desde a indústria farmacêutica até à produção de combustíveis. O bioetanol provém da fermentação de cana-de-açúcar, milho, beterraba, batata, entre outros açúcares. É altamente inflamável e incolor, sendo amplamente utilizado por automóveis no seu estado puro (em motores adaptados) e adicionado à gasolina.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Usos do Etanol
O etanol pode ser utilizado em diversos produtos que formam parte do nosso quotidiano, como os seguintes:
- Na produção de álcool para higienização doméstica, hospitalar, pessoal, etc.
- Na indústria cosmética, sobretudo para a produção de perfumes.
- Na elaboração de bebidas alcoólicas.
- Na composição de combustíveis, como a gasolina e o bioetanol.
Vantagens do Etanol
O uso do etanol como combustível tem inúmeras vantagens, se comparado com o uso de gasolina e de outros combustíveis fósseis:
- É considerado um biocombustível, pois é obtido através de plantas.
- Trata-se de uma substância renovável, pois é fabricada através de recursos inesgotáveis da natureza.
- Emite menos gases na atmosfera, tanto durante a fabricação como no uso.
- É mais barato do que os combustíveis à base de petróleo.
- Ajuda a manter o motor do carro limpo por mais tempo.
Apesar de ser considerado um biocombustível renovável, o bioetanol pode trazer consequências graves para o ambiente e para a saúde. Apesar de diminuir a nossa dependência por combustíveis fósseis como o petróleo, e promover o desenvolvimento da agricultura, a emissão de etanol na atmosfera liberta grandes quantidades de ozono O3, um poluente urbano que causa problemas respiratórios. O etanol também pode ser transformado em acetaldeído, uma substância causadora do cancro. Além disso, o aumento de latifúndios monocultores para a produção de etanol pode ser nocivo para o solo, uma vez que provoca o esgotamento e a erosão.