Escalão de consumo de gás
O escalão de consumo de gás refere-se às faixas de consumo de gás natural estabelecidas previamente para a comercialização desse produto.
Significado de Escalão de Consumo de Gás
É comum haver confusão entre corrente e tensão elétrica. Embora os dois termos estejam relacionados e sejam interdependentes, referem-se a fenómenos diferentes.
A corrente elétrica é o movimento ordenado e no mesmo sentido dos eletrões e a sua unidade de medida é o Ampere (A). Define, portanto, o fluxo da eletricidade nos fios e nos aparelhos em funcionamento.
A tensão elétrica, por sua vez, como já explicamos, é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos que conduzem a corrente elétrica. Nesse sentido, uma tensão maior significa uma maior pressão para que a corrente flua.
Assim sendo, ao ligar um aparelho projetado para funcionar com uma tensão de 110V a uma ficha de 230V, o mesmo irá queimar-se, pois conduzirá uma corrente maior do que a que suporta.
Do mesmo modo, ligar um dispositivo projetado para 230V a uma ficha de 110V não o permitirá funcionar, pois a corrente impulsionada será fraca e insuficiente.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Como se relacionam os escalões de consumo e a tarifa de gás natural?
Como visto anteriormente, quanto maior o consumo de gás natural, maior o escalão de consumo. Isto quer dizer que a tarifa de comercialização deste produto energético é diferente para cada um dos escalões. Nesse sentido, quanto maior o consumo anual, mais alto é o escalão e maior é o valor da tarifa de gás natural. Além disso, convém saber que o valor pago pelo consumo do gás natural consiste na soma de duas tarifas: Tarifa de Acesso às Redes e Tarifa de Energia e Comercialização. A primeira envolve a soma das tarifas de Uso Global do Sistema, Uso da Rede de Transporte e Uso da Rede de Distribuição. É definida pela Entidade Reguladora dos Serviços de Energia (ERSE). Já a segunda é determinada pelas próprias comercializadoras atuantes no Ambiente de Contratação Livre (ACL). Nesta tarifa estão contidos os custos de aprovisionamento de gás e o custo da própria comercialização.
Os clientes industriais possuem Escalão de Consumo de Gás?
Quando o consumidor de gás natural consome mais do que 10.000 m3/ano, é considerado um cliente industrial. Neste caso, não há um escalão de consumo de gás. Assim, é necessário recorrer a um tarifário personalizado a partir do qual seja possível calcular o valor que deverá ser pago pelo consumo da energia.