Escala de Eficiência Energética do Aparelho
A escala de eficiência energética do aparelho consiste na apresentação de diferentes classes que têm como finalidade classificar a eficiência energética dos equipamentos elétricos.
Significado de Escala de Eficiência Energética do Aparelho
A escala de eficiência energética do aparelho refere-se à apresentação ordenada de diferentes classes energéticas. Estas, por sua vez, têm como finalidade atribuir um nível de eficiência energética aos equipamentos elétricos.
Nesse sentido, a escala de eficiência energética do aparelho apresenta 7 classes (A, B, C, D, E, F e G), representadas por letras e cores, e que definem o quão eficiente é um aparelho.
Obviamente, quanto mais próximo da classe A, mais eficiente será um equipamento elétrico. Ao contrário, quanto mais próximo de G, pior será a sua eficiência energética.
É importante referir que um aparelho que possui alta eficiência energética é aquele que utiliza uma menor quantidade de energia para realizar o mesmo trabalho.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Como adquirir um equipamento com maior eficiência energética?
Para adquirir um equipamento com boa eficiência energética, com o objetivo de poupar energia, é preciso analisar a etiqueta energética que apresenta. Esta etiqueta consiste num rótulo que apresenta informações relativas à eficiência energética do equipamento, tais como:
- Nome do fornecedor ou marca e identificação do modelo.
- Classe de eficiência energética.
- Escala de eficiência energética através de setas coloridas.
- Consumo anual de energia em kWh.
- Pictogramas que mostrem determinadas características do produto.
Qual é a importância da Escala de Eficiência Energética do Aparelho?
A escala de eficiência energética do aparelho é uma importante estratégia para a utilização consciente da energia elétrica. Isto porque permite estabelecer classes energéticas a fim de qualificar o desempenho energético dos equipamentos elétricos.
Nesse sentido, pode-se dizer que esta classificação contribui para que os consumidores adquiram aparelhos que são mais eficientes e consomem menos energia elétrica.
Assim, além da redução do valor pago nas faturas de eletricidade, há uma contribuição direta para o meio ambiente, uma vez que se diminui a produção energética.