Energia Solar
A energia solar é uma energia renovável extraída a partir da luz solar através dos painéis fotovoltaicos, que a transformam em corrente elétrica a ser distribuída em residências, comércios e indústrias.
Significado de Energia Solar
Energia solar é um termo que se refere à energia proveniente da luz e do calor do sol. Nesse sentido, a energia luminosa pode ser convertida em energia elétrica através do uso de painéis fotovoltaicos, sendo chamada também de energia fotovoltaica. Com efeito, para o aproveitamento da energia solar, podem ser utilizadas técnicas ativas e passivas. Entre as ativas estão incluídos os painéis, os aquecedores solares e os concentradores solares térmicos das centrais heliotérmicas. Entre as passivas destacamos a orientação de um edifício para o sentido de maior incidência solar e a escolha por materiais com massa térmica favorável/translúcidos.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Benefícios da energia solar fotovoltaica
A energia solar fotovoltaica pode ser obtida até mesmo em dias nublados e chuvosos, pois os raios solares alcançam a atmosfera constantemente, ainda que estejam menos visíveis. Há ainda outros benefícios da energia solar fotovoltaica que merecem destaque:
- É uma energia renovável e sustentável, pois utiliza recursos infinitos da natureza.
- Não gera resíduos.
- Permite poupar até 95% na conta de luz.
- Os painéis fotovoltaicos possuem uma vida útil de mais de 20 anos, tendo baixa necessidade de manutenção.
Processo de produção da energia fotovoltaica
O processo de obtenção desta energia ocorre através do uso de placas solares produzidas em material semicondutor. Quando os fotões (partículas de luz solar) incidem sobre o mesmo, colidem com os átomos presentes no material e movimentam os seus eletrões, criando uma corrente elétrica. De seguida, a eletricidade gerada nas placas solares é levada para o inversor solar, equipamento que transforma a corrente elétrica contínua em alternada. Esta passa então a ser distribuída para os equipamentos que a vão consumir para o próprio funcionamento. Esta técnica é utilizada há mais de 30 anos e tem-se tornado cada vez mais popular em todo o mundo.