Energia Radiante
A energia radiante refere-se à radiação que se propaga em forma de onda eletromagnética. A sua unidade de medida é o Joule (J).
Significado de Energia Radiante
A energia radiante é a radiação propagada na forma de onda eletromagnética. Irradia a partir da sua fonte, como o Sol, e em todas as direções. Além disso, pode atravessar o espaço vazio e alguns materiais, como o vidro. A sua unidade de medida é o Joule (J).
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Tipos de ondas eletromagnéticas
As ondas eletromagnéticas são classificadas conforme a sua frequência e comprimento de onda. Tal classificação é conhecida como espectro magnético e os seus tipos são:
- Ondas de rádio: utilizadas nas telecomunicações, como o sinal de rádio, televisão e telemóvel.
- Micro-ondas: também são utilizadas nas telecomunicações, como o Wi-Fi.
- Infravermelho: conhecido como onda de calor, é utilizada em inúmeras situações, como em comandos, leitores de código de barras e ratos de portáteis.
- Luz visível: um exemplo simples desta onda é o filamento de uma lâmpada.
- Ultravioleta: é emitida pelo Sol e pode ser nociva para o ser humano.
- Raios X: são utilizados em exames, como radiografia e tomografia.
- Raios gama: geralmente são produzidos por elementos radioativos e por fenómenos astrofísicos de grande violência.
A emissão da Energia Radiante
Qualquer objeto pode emitir energia radiante. Os objetos a temperaturas maiores libertam mais do que os objetos a menores temperaturas. Ou seja, quanto mais quente for um material, mais energia radiante ele irá libertar.
Além disso, as características físicas do objeto podem interferir na capacidade do mesmo de absorver ou refletir a radiação.
As superfícies rugosas ou opacas são facilmente aquecidas pela radiação, ou seja, são bons absorvedores. Já as superfícies lisas e polidas não são facilmente aquecidas, ou seja, são boas refletoras.
No geral, os objetos que são bons absorvedores são bons emissores. Por outro lado, objetos que são bons refletores são maus emissores.
Além disso, os objetos que possuem cores mais escuras absorvem melhor a energia radiante do que os de cores claras.