Energia híbrida
A energia híbrida diz respeito a uma combinação de duas ou mais fontes de energia para produzir eletricidade ou propulsão num veículo.
Significado de Energia híbrida
Energia híbrida é um termo que se refere a uma combinação de duas ou mais fontes de energia para produzir eletricidade ou propulsão num veículo. Por norma, a energia híbrida é usada para aumentar a eficiência e reduzir as emissões de gases poluentes. Um exemplo comum de energia híbrida é o carro híbrido, que combina um motor a gasolina com um motor elétrico para reduzir o consumo de combustível e as emissões de poluentes.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Energia híbrida renovável
Relativamente à energia híbrida para produzir eletricidade, um modelo muito utilizado atualmente no mercado é a chamada energia híbrida renovável. Isto é, a combinação de duas ou mais fontes de energia renovável para fornecer eletricidade para o mercado consumidor. Esta escolha por parte do mercado energético proporciona muitas vantagens para a socieade. Destacamos as principais a seguir:
- Maior estabilidade: a energia híbrida garante um fornecimento de energia estável e confiável. Se uma fonte de energia tiver problemas, as outras fontes de energia ainda podem fornecer energia.
- Maior eficiência energética: a energia híbrida permite obter um aproveitamento mais eficiente dos recursos disponíveis.
- Flexibilidade: a combinação de diferentes fontes de energia renovável permite que as fontes sejam adaptadas às necessidades específicas de cada região.
- Sustentabilidade: a energia híbrida renovável permite reduzir a dependência de fontes de energia não renováveis, reduzindo assim a emissão de gases de efeito estufa e outros poluentes que contribuem para as mudanças climáticas.
Energia híbrida no setor automóvel
Em 2022, segundo a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), quase quatro em cada 10 novos carros vendidos a nível nacional eram movidos a energias alternativas. Entre janeiro e julho, 38,2% dos veículos ligeiros de passageiros matriculados novos eram elétricos, híbridos e plug-in. A mobilidade sustentável através de carros movidos a energia híbrida tem vantagens como: maior eficiência energética, redução na emissão de poluentes, menor consumo de combustível, maior autonomia, entre outras.