Energia Fóssil
A energia fóssil é produzida a partir da combustão de combustíveis fósseis, ou seja, combustíveis que são formados a partir de processos de decomposição de organismos.
Significado de Energia Fóssil
A energia fóssil é proveniente da combustão de combustíveis fósseis. Estes são formados a partir da decomposição de organismos, como restos de plantas, animais e outros seres vivos. Esse processo de decomposição leva milhões de anos para acontecer. Para isso, são necessárias determinadas transformações físicas e químicas.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Tipos de Energia Fóssil
Existem três tipos principais de energia fóssil, que se diferenciam através do combustível do qual são extraídas. São os seguintes:
1 - Petróleo
Tem origem na decomposição da matéria orgânica, formada através da ação de bactérias em ambientes com pouco oxigénio.
Devido às condições específicas de temperatura e pressão, a matéria orgânica transforma-se em óleo, que é encontrado nas bacias sedimentares.
O petróleo é um dos combustíveis fósseis mais utilizados no mundo, uma vez que pode dar origem a muitos outros compostos, como a gasolina, o gasóleo e o querosene.
2 - Carvão mineral Tem origem na fossilização da madeira. Por isso possui substâncias ricas em carbono. Este pode ser dividido em quatro categorias principais: turfa, linhito, hulha ou betuminoso e antracito. Esta classificação varia conforme a qualidade, o poder calorífico, o clima e a evolução geológica da área. O mais utilizado é a hulha, cuja constituição é 80% carbono. O carvão mineral pode ser utilizado para a geração de energia elétrica, produzida por meio das usinas termoelétricas; para a geração de calor em processos industriais; para a produção do ferro metálico; entre outras finalidades.
3 - Gás natural As principais fontes desse combustível são as jazidas de petróleo, apesar de também ser encontrado noutros locais. É composto por hidrocarbonetos leves, sobretudo o metano. Pode ser utilizado para a geração de eletricidade nas indústrias; para o aquecimento do ambiente e da água nas residências e nos comércios; e para a substituição de alguns combustíveis utilizados em automóveis, como a gasolina, o álcool e o gasóleo.
Impacto do uso da Energia Fóssil
O uso da energia fóssil tem um grande impacto negativo, tanto para o ambiente como para a saúde humana. Isto porque a sua combustão liberta poluentes atmosféricos e gases com efeito de estufa. Estas são as principais desvantagens do uso da energia fóssil:
- Chuva ácida.
- Agravamento do efeito de estufa e de outras alterações climáticas.
- Problemas respiratórios e cardiovasculares.
- Destruição da camada de ozono.