Energia
Para a Física, o conceito de Energia pode ser definido como a capacidade que um corpo, uma substância ou um sistema físico têm de realizar trabalho, manifestando-se de diversas formas.
Significado de Energia
A energia é uma grandeza física abstrata que se relaciona com a capacidade de produção de ação e/ou movimento, que pode ser expressa em muitas formas: cinética, química, potencial etc. Segundo o Princípio de Lavoisier, a energia não pode ser criada ou destruída, mas transformada através da aplicação de uma força. Nesse sentido, a radiação do sol transforma-se em energia solar, a energia das quedas de água torna-se em energia elétrica, entre outros exemplos.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Principais formas de Energia
No âmbito da Física, há na natureza muitas formas de energia, que se manifestam como:
- Energia cinética: é a energia que um objeto possui devido ao seu movimento. Pode ser definida como o trabalho necessário para que um corpo em repouso adquira velocidade.
- Energia potencial: é o nome dado à forma de energia que está armazenada e que se pode manifestar a qualquer momento.
- Energia química: é um tipo de energia potencial armazenada nas ligações químicas, que é então libertada na quebra destas ligações. Pode ser percebida, por exemplo, numa combustão.
- Energia nuclear: é a energia produzida nas centrais termonucleares, sendo libertada em processos de transformação de núcleos atómicos.
- Energia mecânica: é a soma da energia cinética com as energias potenciais. de um sistema físico. Num sistema conservativo, onde não há atrito, a energia mecânica é conservada.
- Energia térmica: é a energia contida em corpos acima da temperatura do zero absoluto. Quando esta é transferida para outro corpo, chamar-se-á calor.
- Energia elétrica: também chamada energia potencial elétrica, esta surge a partir das diferenças de potencial elétrico, que permite estabelecer uma corrente elétrica entre dois pontos.
Diferenças entre energias renováveis e não renováveis
No âmbito da energia elétrica, há dois tipos de fonte de energia: as renováveis e as não renováveis. As fontes renováveis de energia elétrica são assim chamadas pois possuem capacidade de reposição natural, como a luz do sol, a energia dos ventos (eólica) e a energia da água (hidrelétrica). Já as fontes não renováveis são finitas, formadas por recursos limitados do planeta. Um bom exemplo são os combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão.