Efeito fotoelétrico
O efeito fotoelétrico representra a emissão de elétrões por um determinado material quando o mesmo é exposto a uma radiação eletromagnética, como a luz.
Significado de Efeito fotoelétrico
O efeito fotoelétrico é um fenómeno que ocorre quando um material emite elétrões porque é exposto a uma radiação eletromagnética, como a luz. Este efeito foi descoberto por Heinrich Hertz, em 1887, mas foi explicado por Albert Einstein em 1905, que sugeriu que a luz não era apenas uma onda, mas também composta de partículas, chamadas fotões. As aplicações do efeito fotoelétrico no quotidiano são muito relevantes, sobretudo nos setores como a energia solar e a tecnologia de semicondutores.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Como acontece o efeito fotoelétrico?
O efeito fotoelétrico ocorre quando um material é exposto a uma radiação eletromagnética, como a luz. Ao atingir o material, a luz pode transferir energia para os eletrões contidos no material, fazendo com que sejam libertados do átomo como eletrões livres. Para que isto ocorra, a energia do fotão de luz deve ser igual ou superior à energia necessária para libertar o eletrão do átomo, conhecida como função trabalho. Quando os eletrões são libertados, podem ser coletados por um elétrodo e formar uma corrente elétrica.
Como é que o efeito fotoelétrico é utilizado na indústria da energia solar?
As células solares são feitas de materiais semicondutores, como o silício. Quando a luz solar atinge estas células, é feita a transferência de energia para os eletrões presentes no material, fazendo com que sejam libertados e possam gerar uma corrente elétrica. Esta corrente é então coletada por um circuito elétrico e pode ser utilizada para alimentar dispositivos elétricos ou ser armazenada nas baterias. Assim acontece o efeito fotoelétrico na produção de energia solar.
Convém mencionar que as células solares podem ser usadas em pequenos dispositivos eletrónicos até em grandes sistemas de energia solar, telhados ou grandes centrais solares.