Dependência energética
A dependência energética ocorre quando uma nação depende de outras para satisfazer as suas necessidades energéticas.
Significado de Dependência Energética
A dependência energética é um fenómeno no qual um país depende da importação de fontes energéticas para satisfazer as suas necessidades energéticas internas. Sendo o uso de consumos energéticos de vital importância para qualquer país, sobretudo para a sua base produtiva, essa dependência pode gerar alguns conflitos de interesses a nível internacional.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Dependência Energética em Portugal
Portugal é um país ainda dependente da energia proveniente de outras nações, sobretudo do petróleo, gás natural e carvão. No entanto, segundo a publicação anual “Energia em números” de 2021, produzida a partir de dados produzidos pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e pela Agência para Energia (ADENE), Portugal já diminuiu a sua dependência do exterior. Em 2009, a dependência energética era de 81,2%. Dez anos depois, em 2019, a dependência tinha atingido os 74,2%. A meta é que esta redução chegue aos 65% até 2030, conforme estabelecido no Plano Nacional Energia Clima (PNEC). Além disso, convém mencionar que o saldo importador de produtos energéticos foi de 2.914 milhões de euros em 2020, o que representou uma redução de 38,6% na moeda em relação ao ano de 2019.
Como reduzir a Dependência Energética?
A redução da dependência energética está diretamente associada às formas de produção de energia nacional e, obviamente, ao seu consumo. Para reduzir tal dependência, deve-se investir na geração de energia a partir de fontes renováveis, como solar, biomassa, eólica e hídrica. Naturalmente, é necessário constatar a viabilidade da extração desses recursos em cada região. No entanto, essa é uma importante forma de depender menos dos produtos importados, como petróleo, carvão e gás natural, além de ser menos poluente. Além disso, é necessário investir em campanhas que consciencializem as pessoas a otimizar o consumo de eletricidade, utilizar meios de transporte que não consumam combustíveis fósseis, entre outras ações capazes de modificar essa realidade.