Corrente Elétrica
A corrente elétrica é o conceito que define o movimento de cargas elétricas, também chamadas iões ou eletrões, dentro de um sistema condutor que apresenta uma diferença de potencial elétrico (ddp) ou tensão elétrica.
Significado de Corrente Elétrica
A corrente elétrica é o fluxo ordenado de cargas elétricas, que se movem dentro de um condutor elétrico sólido ou em soluções iónicas, gerando a energia elétrica que conhecemos. A descoberta da corrente elétrica é atribuída ao filósofo grego Tales de Mileto, que esfregou um âmbar num pedaço de pele de carneiro, observando que pedaços de palhas e fragmentos de madeira eram imediatamente atraídos pelo âmbar. Esta simples descoberta foi fundamental para que, no século XVII, fossem iniciados estudos sobre a eletrificação por atrito, o que possibilitou a evolução dos estudos de eletricidade, em geral.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Como surge a Corrente Elétrica
A corrente elétrica surge a partir da diferença de potencial elétrico (ddp), ou tensão elétrica, entre as diferentes pontas de um condutor. Dada essa diferença, os eletrões livres são estimulados a mover-se pelo condutor, gerando uma corrente elétrica. Sendo a tensão elétrica estabelecida no condutor por um campo elétrico que o atravessa, esse campo proporciona diferentes níveis de energia potencial, que criam a tensão necessária para movimentar as cargas elétricas.
Correntes elétricas contínua e alternada
Há dois principais tipos de correntes elétricas, sendo que essas classificações dependem sempre do seu fluxo. A corrente elétrica contínua possui um sentido de circuito único, ou seja, o movimento dos portadores de carga acontece sempre no mesmo sentido. Um exemplo dessa corrente é que compõe as pilhas e baterias. Já a corrente alternada é aquela cujo sentido de movimento dos portadores de carga é variável, sendo tal corrente denominada alternada. Um exemplo clássico dessa corrente é a que chega às fichas dos edifícios, para alimentar o uso de aparelhos elétricos.