Coque de petróleo
O coque de petróleo é um combustível fóssil sólido, de cor negra, estrutura granular ou celular, sendo um subproduto do petróleo.
Significado de Coque de Petróleo
O coque de petróleo é um combustível fóssil sólido derivado do petróleo através do processo de craqueamento térmico. Portanto, possui altos teores de carbono. Além disso, a sua cor é negra e a sua estrutura é granular ou celular.
É considerado um combustível porque liberta energia térmica durante os seus processos de combustão.
Convém mencionar que esta é uma matéria muito poluente em razão do carbono, e que pode possuir altos teores de enxofre, o que, para uma exposição constante, torna-o extremamente nocivo à saúde.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Formas do Coque de Petróleo
O coque de petróleo pode assumir diferentes formas, a depender do processo a que é submetido, sendo as quatro básicas:
- Coque verde de petróleo: é poroso, de cor negra e costuma apresentar-se na forma de grânulos, por isso é semelhante ao carvão mineral. O termo “verde” refere-se ao estágio do seu processo de produção, isto é, significa que o material não foi processado.
Em termos de composição química, este combustível contém: carbono, hidrocarbonetos residuais do processamento de petróleo, enxofre, nitrogénio, oxigénio e metais em diferentes quantidades. A quantidade de cada um destes componentes dependerá do tipo de petróleo que foi processado.
- Coque calcinado: é um produto derivado do coque verde de petróleo. Nesse sentido, para ser originado, este combustível passa pela calcinação em um forno rotativo que remove os hidrocarbonetos devido à ação do calor.
- Coque fluido: é obtido a partir de um processo contínuo que utiliza o leito fluidizado a alta temperatura e baixa pressão. Desta forma são produzidas partículas duras e esféricas de coque, chamadas de coque fluido.
Convém mencionar que este coque possui um menor teor de voláteis e menos hidrocarbonetos do que o coque verde, porém mais do que o coque calcinado.
- Flexicoque: é produzido a partir da gaseificação da maioria do coque. A sua finalidade é originar um gás de baixo poder calorífico que possa ser utilizado na própria refinaria em que foi produzido.
O produto sólido restante desse processo é chamado de flexicoque, que possui um menor conteúdo de hidrocarbonetos residuais.
Usos do Coque de Petróleo
O coque de petróleo é utilizado como fonte para a produção de energia e como redutor em diversas indústrias, como as de:
- Ferro-gusa
- Ferro-ligas
- Cerâmica
- Cimenteira
- Termolétrica a carvão
- Fundição
- Calcinação
- Gaseificação
- Secagem de grãos
- Indústrias químicas