Convetor elétrico
Um convetor elétrico é um dispositivo de aquecimento que utiliza a eletricidade para aquecer o ar numa sala ou ambiente fechado.
Significado de Convetor elétrico
Um convetor elétrico é um aparelho de aquecimento que funciona através da circulação de ar quente impulsionada pela eletricidade. O convetor elétrico funciona através de uma resistência elétrica que é aquecida e transfere o calor para o ar, que é impulsionado por um ventilador e distribuído pelo ambiente. Os convetores elétricos são uma opção comum de aquecimento em residências e ambientes comerciais, pois são fáceis de usar, não libertam gases tóxicos e permitem controlar a temperatura. No entanto, é preciso pesar vantagens e desvantagens deste aparelho antes de o adquirir.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Vantagens e desvantagens do convetor elétrico
Vantagens do convetor elétrico:
- Fácil de usar: basta ligá-lo à tomada e escolher a temperatura desejada.
- Não liberta gases tóxicos.
- Permite controlar a temperatura.
- Rápido aquecimento do ambiente.
- Não precisa de instalação complexa.
- Equipamento relativamente barato em relação a outros aquecedores.
Desvantagens do convetor elétrico:
- Consome muita eletricidade.
- Não é indicado para aquecer grandes espaços.
- Pode ser perigoso em ambientes húmidos.
- Não é tão eficiente como outros sistemas de aquecimento.
- Não oferece aquecimento uniforme, podendo criar áreas quentes e frias no ambiente.
Pobreza energética em Portugal
O convetor elétrico, apesar de ter um preço económico, representa um consumo de eletricidade muito elevado. Nesse sentido, muitos portugueses não conseguem arcar com estas despesas. Atualmente, a pobreza energética afeta entre 1,8 milhões a três milhões de portugueses, sendo que há pelo menos 660 mil pessoas em pobreza energética severa. No âmbito da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza Energética, até 2030 haverá uma redução de 17,4% para 10% na percentagem de portugueses sem dinheiro para aquecer a casa no Inverno.