Contador inteligente
O contador inteligente é um medidor que regista a energia elétrica consumida em períodos curtos e permite uma leitura real à distância.
Significado de Contador Inteligente
O contador inteligente (smart meter, em inglês) é um medidor que realiza a leitura da eletricidade consumida em curtos períodos (até 15 minutos). Este confere uma leitura real à distância, evitando as leituras estimadas. Assim, o Operador de Rede de Distribuição (ORD) pode realizar a leitura da energia elétrica remota e automaticamente.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Substituição dos medidores antigos pelo Contador Inteligente
A substituição dos medidores antigos pelos novos é imposta por lei. Segundo o Plano de Substituição de Equipamentos de Medição, os medidores antigos precisam de ser substituídos pelos contadores inteligentes antes do dia 31 de dezembro de 2022. A troca é obrigatória para suprimentos de até 15kW de energia contratada. O seu objetivo é aumentar a eficiência energética e o uso racional e responsável da energia elétrica. A ORD é responsável pela instalação dos novos medidores.
Vantagens no uso do Contador Inteligente
A obrigatoriedade da instalação dos contadores inteligentes nas residências de Portugal não é por acaso. Esse facto deve-se à necessidade de otimizar o consumo de energia elétrica para garantir a sustentabilidade. As principais vantagens do contador inteligente são:
- Realização das leituras remota e automaticamente.
- Realização remota de alterações à potência e/ou à tarifa contratada.
- Interrupção e retoma automáticas do serviço.
- As faturas têm valores mais precisos, uma vez que a leitura é a mais próxima da realidade.
- Reparação de anomalias na rede de forma rápida e eficaz.
- Melhoria na gestão de produção e distribuição da energia elétrica na rede nacional, o que permite a redução das emissões de dióxido de carbono associadas à geração de eletricidade.
- Maior controlo sobre o consumo de energia por parte dos utilizadores, uma vez que os contadores inteligentes registam as informações de consumo em curtos períodos. Ou seja, é possível verificar os horários de maior consumo e, portanto, escolher a tarifa ideal.
Obs.: link para o artigo sobre “Como dar a leitura do contador de luz”