Contador de energia activa
O contador de energia activa é um dispositivo utilizado para medir toda a energia ativa consumida numa instalação elétrica.
Significado de Contador de Energia Activa
O contador de energia activa consiste num equipamento utilizado para medir toda a energia ativa que é consumida numa instalação elétrica. Nesse sentido, este dispositivo mede o consumo em kWh (quilowatts por hora).
Além disso, o proprietário deste tipo de contador pode ser tanto a comercializadora de energia como o próprio consumidor.
Convém mencionar, antes de continuarmos, que a energia ativa é aquela energia que realmente realiza algum trabalho num sistema, ao contrário da reativa, que não realiza qualquer tipo de trabalho, mas, ainda assim, é consumida pelos equipamentos.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Funcionamento do Contador de Energia Activa
O contador de energia activa é conectado à instalação de forma muito parecida com o wattímetro, dispositivo que permite medir a potência elétrica fornecida ou dissipada num sistema. Nesse sentido, para realizar a medição da energia ativa consumida, este contador apresenta uma bobina voltimétrica e outra bobina amperimétrica. Convém mencionar que estas bobinas criam campos magnéticos que respondem no tempo aos mesmos valores alternados de voltagem e de intensidade, respectivamente. Além disso, o contador de energia activa possui até seis terminais de conexão com a sua ponte correspondente para a bobina voltimétrica.
A importância do Contador de Energia Activa
O contador de energia activa é essencial para que o consumidor e a comercializadora de energia possam realmente saber a quantidade de energia que é convertida em trabalho dentro de um sistema. Isto porque, como sabemos, num sistema também pode haver o consumo de energia que não realiza qualquer trabalho, a chamada energia reativa. Essa, no entanto, encarece o consumo e a fatura de energia elétrica. Nesse caso, é preciso medir separadamente cada uma dessas energias – ativa e reativa – para encontrar a quantidade de energia que é realmente convertida em trabalho e, assim, procurar meios de aprimorar o sistema e aumentar a sua eficiência energética.