Combustíveis Fósseis
Os combustíveis fósseis são substâncias que contêm altas quantidades de carbono e são formados através de processos naturais terrestres que duram milhões de anos. São utilizados para alimentar a combustão de automóveis e indústrias.
Significado de Combustíveis Fósseis
Os combustíveis são substâncias formadas por carbono e utilizadas para alimentar os processos de combustão. No entanto, os combustíveis fósseis são aqueles que se originam a partir de restos de plantas e animais decompostos há milhões de anos e sedimentados nas camadas terrestres mais profundas.
São exemplos de combustíveis fósseis o carvão mineral, o gás natural e o petróleo, muito utilizados atualmente na indústria automotiva e na produção de elementos do nosso quotidiano, como os plásticos, óleos lubrificantes, tecidos, guloseimas, entre outros.
Uma vez que o seu tempo de formação é infinitamente superior ao seu tempo de consumo, os combustíveis fósseis são considerados fontes não-renováveis de energia, pelo que podem esgotar-se muito antes de a Terra conseguir repor os seus stocks.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Combustíveis Fósseis pelo mundo
Estima-se que, a nível mundial, os combustíveis fósseis sejam responsáveis pelo suprimento de 75% das necessidades energéticas, uma vez que são utilizados em veículos, nas produções industriais e nas residências. Em 2019, os combustíveis fósseis representavam 71% da energia bruta disponível na União Europeia. No mesmo período, em Portugal, esse valor era de 74%. No entanto, os investimentos em fontes de energia renovável, como a solar e a eólica, têm diminuído esses índices e colaborado para que a produção de energia em Portugal seja mais sustentável e amiga do ambiente.
Consequências do uso dos Combustíveis Fósseis
O uso excessivo dos combustíveis fósseis pode ser nocivo para a natureza e a biodiversidade por diversos fatores. Por se tratarem de substâncias que levam milhões de anos até serem repostas, ao consumi-las utilizamos recursos limitados da natureza. Além disso, o processo de extração destes combustíveis, como o petróleo, representa um grande risco para a natureza, uma vez que os acidentes logísticos podem poluir quilómetros de extensões oceânicas, levando à morte de centenas de espécies animais. Por outro lado, a sua combustão liberta grandes quantidades de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera terrestre, o que colabora para a maior retenção de calor e os seus efeitos catastróficos para o ecossistema: aquecimento global, aumento dos níveis do oceano, extinção de espécies animais, entre outros.