Combustíveis de Aquecimento
Os combustíveis de aquecimento consistem em qualquer tipo de combustível que seja utilizado para o aquecimento de um espaço interior.
Significado de Combustíveis de Aquecimento
Os combustíveis de aquecimento são combustíveis que têm a finalidade de aquecer um ambiente interno. Podem apresentar-se em estado sólido, líquido ou gasoso. Nesse sentido, os combustíveis de aquecimento são frequentemente utilizados em equipamentos, como aquecedores de edifícios, estufas e aquecedores de piscina.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Características de um Combustível de Aquecimento
Para serem eficientes no aquecimento de um espaço interior, os combustíveis de aquecimento devem conter algumas importantes e essenciais características, como:
- Alto poder calorífico: esta característica é necessária para que o combustível possa realmente aquecer com eficácia determinado ambiente, isto é, cumprir com a sua função.
- Capacidade de preservar o aparelho: como o combustível é inserido constantemente num aparelho, é necessário que a sua qualidade seja boa para que não avarie ou prejudique o funcionamento do equipamento.
- Baixa emissão de gases com efeito de estufa: também é importante que o combustível selecionado para aquecimento emita baixa ou nenhuma quantidade de gases com efeito de estufa. Caso contrário, irá contribuir para as alterações climáticas.
Exemplos de Combustíveis de Aquecimento
A utilização dos combustíveis de aquecimento depende do tipo de equipamento utilizado, uma vez que cada um é projetado para receber uma espécie de combustível. No entanto, alguns dos principais combustíveis utilizados com a finalidade de aquecer um ambiente são:
- Gasóleo de aquecimento: também conhecido como diesel, este óleo é derivado do processo de refino do petróleo bruto. Portanto, é um combustível fóssil.
- Gás natural: pode ser utilizado para o aquecimento do ambiente e da água nas residências e nos comércios. É inodoro, incolor e permite uma queima mais limpa do que outros combustíveis, como o diesel.
- Biomassa: consiste na matéria orgânica que é utilizada para produzir energia, como os resíduos agrícolas e a cana-de-açúcar. É ideal porque promove a redução de gases com efeito de estufa e contribui positivamente para o meio ambiente.