Circuito interno
O circuito interno é formado pelas ligações na estrutura interior de equipamentos elétricos e que tem como finalidade permitir que os devidos aparelhos funcionem.
Significado de Circuito Interno
O circuito interno é a ligação de elementos que estão no interior de um equipamento elétrico, como o voltímetro ou o aparelho de som, por exemplo. Isto significa que a estrutura interna destes aparelhos está interligada para possibilitar a criação de um circuito. Este, por sua vez, permitirá o correto funcionamento dos equipamentos.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Diferença entre Circuito Interno e Circuito Elétrico
Após a definição de circuito interno, é comum surgir a dúvida sobre a diferença entre este e o circuito elétrico. Afinal, são termos similares. No entanto, convém mencionar que não há grandes distinções. O circuito interno é uma espécie de circuito elétrico, que se trata de algo mais amplo.
Por definição, o circuito elétrico é uma ligação de diversos dispositivos (geradores, resistores, capacitores, entre outros) feita através de um fio condutor que permitirá a passagem de cargas elétricas pelos elementos do circuito. Exemplo: circuito elétrico residencial. Deste modo, no caso do circuito interno, pode-se pensar especificamente na ligação dos elementos internos de um único dispositivo elétrico. Exemplo: um aparelho de som tem no seu circuito interno elementos como fonte de energia, fios de ligação e alti-falante.
O que é curto-circuito?
O curto-circuito ocorre quando há uma elevada passagem de corrente elétrica dentro de um circuito elétrico. Este evento provoca o aumento repentino da tensão e ocasiona uma falha. Consequentemente, os equipamentos conectados ao circuito param de funcionar instantaneamente. Esta pausa, inclusive, pode ser irreversível. Convém mencionar que, além das avarias aos aparelhos, um curto-circuito pode provocar também incêndios. Sinais de que há um curto-circuito numa instalação:
- Cheiro a queimado.
- Manchas pretas nas fichas.
- Lâmpadas que se queimam muito antes do seu tempo de vida útil esgotar.
- Aumento das faturas de eletricidade.