Ciclo Combinado de Gás Natural
O ciclo combinado de gás natural consiste na geração de energia através da recuperação dos gases de exaustão da turbina a gás para acionar um ciclo a vapor.
Significado de Ciclo Combinado de Gás Natural
O ciclo combinado de gás natural consiste num sistema que gera energia através da recuperação dos gases de exaustão da turbina a gás para acionar um ciclo a vapor. Isto quer dizer que o processo combina as turbinas de gás e a vapor. Naturalmente, este sistema conta com o gás natural como combustível principal.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Como funciona o Ciclo Combinado de Gás Natural?
O ciclo combinado de gás natural inicia-se com a queima do gás natural nas câmaras de combustão da turbina a gás, que produz a maior parte da energia.
De seguida, os gases de escape libertados a altas temperaturas durante a combustão transformam a água em vapor numa caldeira de recuperação de calor. Assim, a turbina a vapor é acionada e gera a energia.
Este ciclo combinado consiste num arranjo de conversão da energia térmica em mecânica.
Convém mencionar que este sistema pode ser utilizado em diversas circunstâncias, como para gerar energia elétrica e para acionar eixos das hélices dos navios.
Vantagens do Ciclo Combinado de Gás Natural
A utilização do ciclo combinado de gás natural apresenta muitas vantagens, como:
- Redução das perdas de energia durante o processo de geração de energia.
- Redução dos custos na produção de energia.
- Aumento do rendimento térmico dos processos que transformam energia térmica em mecânica ou elétrica.
- Reaproveitamento da energia dos gases.
- Redução da emissão de gases com efeito de estufa com a utilização do gás natural.
Desta forma, o ciclo combinado de gás natural, seja pelo sistema em si ou pelo combustível que é utilizado, apresenta inúmeros benefícios para o meio ambiente, para os produtores e para os utilizadores de energia.