Central Multicombustível
A central multicombustível consiste numa instalação industrial que pode utilizar mais do que um tipo de combustível para gerar energia.
Significado de Central Multicombustível
A central multicombustível corresponde a uma central térmica na qual os grupos são equipados com caldeiras que podem utilizar dois ou mais tipos de combustíveis. Convém mencionar que uma central térmica é aquela que produz energia a partir do calor proveniente da queima de algum material. Assim, quando este é queimado, o reservatório com água é aquecido, o que produz vapor a uma pressão muito alta. Este vapor, por sua vez, move as pás da turbina da instalação, que aciona o gerador para a produção de energia.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Tipos de combustíveis que podem ser utilizados numa Central Multicombustível
Naturalmente, os tipos de combustíveis que podem ser utilizados numa central multicombustível vão depender da projeção de cada uma. Ou seja, dos materiais que está preparada para receber e gerar energia. No entanto, alguns dos possíveis combustíveis são:
- Combustíveis fósseis: entre os mais utilizados para a produção de energia térmica destacam-se o óleo combustível, óleo diesel e carvão mineral.
- Combustíveis renováveis: entre os mais utilizados para a produção de energia térmica destacam-se os biocombustíveis líquidos e sólidos. Os líquidos mais comuns são o biodiesel e o bioetanol. Já os sólidos são os pellets, caroços de azeitona e lasca.
Vantagens da Central Multicombustível
A central multicombustível pode apresentar inúmeras vantagens se comparada com outras centrais. As principais são:
- Diversidade de fontes: esta é a vantagem mais óbvia deste tipo de central, pois permite diversificar as fontes de energia utilizadas no processo de geração de energia.
- Redução da dependência energética: como é possível utilizar diferentes fontes, torna-se possível reduzir a dependência energética. Isto porque, na ausência de uma determinada matéria-prima, pode-se recorrer a outra.
- Diminuição do racionamento de energia: pelo mesmo motivo apontado anteriormente, a central multicombustível também é capaz de reduzir a necessidade de racionar energia ocasionada pela falta de uma determinada matéria-prima.