Casa fechada
A Casa Fechada é um serviço de eletricidade utilizado quando não se pode faturar o consumo de energia elétrica, uma vez que a eletricidade não foi consumida naquela instalação.
Significado de Casa Fechada
A Casa Fechada consiste no serviço de suspensão da faturação do consumo de energia elétrica numa instalação. Isto ocorre quando um imóvel é desabitado durante um período mínimo de 90 dias consecutivos. Nesse caso, são cobrados na fatura do consumidor apenas a Potência Contratada, o Acesso às Redes e as demais taxas e impostos. Ou seja, o valor referente ao consumo de energia (preço kWh) não é cobrado.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Como acionar o serviço Casa Fechada?
Para acionar o serviço Casa Fechada é necessário entrar em contato com o seu comercializador de energia elétrica. Para isso, a energia no imóvel já deve estar inutilizada há pelo menos 90 dias. Durante o contacto com o comercializador, o responsável pela instalação deverá comunicar a leitura do seu contador registada à data atual. A empresa constatará que não há consumo e, portanto, acionará o serviço. No entanto, caso o comercializador detete que os números da leitura apresentados pelo consumidor são divergentes, o serviço Casa Fechada é cancelado automaticamente. Logo, o acerto da energia consumida deve ser efetuado. Convém mencionar que desativar o serviço Casa Fechada também é muito simples: basta retornar o consumo normal de eletricidade energia na instalação em questão.
Quando acionar o serviço Casa Fechada?
O serviço Casa Fechada pode ser acionado em diferentes situações. Naturalmente, tudo dependerá dos objetivos do responsável pela instalação. No entanto, é muito comum que este serviço seja acionado quando os moradores de um imóvel se ausentam por um período superior a 3 meses. Independentemente do motivo da ausência do morador, o importante é que o consumidor fique atento para não desembolsar quantias que poderiam ser poupadas.