Carvão mineral
Carvão mineral é um combustível de origem fóssil. É uma rocha sedimentar formada a partir da decomposição de matéria orgânica.
Significado de Carvão Mineral
Extraído pela mineração subterrânea ou a céu aberto, o carvão mineral é um tipo de combustível fóssil. A sua origem está na decomposição de matéria orgânica sob condições específicas de temperatura e pressão. O principal elemento que compõe este combustível é o carbono. Além deste, estão presentes o enxofre, o nitrogénio, o oxigénio e o hidrogénio. O carvão mineral pode ser classificado em diversos tipos, conforme a sua qualidade, o seu poder calorífico, a sua matéria orgânica de formação, o clima e a evolução geológica da área. São estes a turfa, o linhito, a hulha (ou betuminoso) e o antracito.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Utilização do carvão mineral
O uso do carvão mineral tem como principal objetivo a geração de energia elétrica, produzida através das centrais termoelétricas. São utilizados para esse fim os carvões que possuem menor poder calorífico. Já os que apresentam maior poder calorífico são utilizados para a produção de ferro metálico e aço e para a geração de calor nos processos industriais.
Desvantagens do carvão mineral
Apesar de ser encontrado facilmente em várias regiões do mundo e apresentar alta eficácia energética, o uso do carvão mineral apresenta muitas desvantagens. Entre as principais desvantagens, destacam-se:
- Os impactos ambientais provocados nos processos de extração e de uso desse combustível;
- A emissão de gases com efeito de estufa durante a sua combustão, o que intensifica o efeito de estufa e o aquecimento global. Alguns desses gases emitidos são: dióxido de carbono, enxofre, metano e óxido de nitrogénio;
- O facto de ser uma fonte de energia não renovável, ou seja, que pode esgotar-se com o passar do tempo;
- O armazenamento deve ser realizado com muito cuidado para evitar explosões, já que é facilmente inflamável.
Por todas estas questões, torna-se necessário o investimento em fontes de energia verde, que apresentam menos riscos no armazenamento e produzem menos impactos sobre o ambiente.