Calor Útil
O calor útil corresponde ao calor que realmente é a aproveitado numa geração de vapor, como durante uma combustão.
Significado de Calor Útil
O calor útil representa o calor que, a partir de uma geração de vapor, é realmente aproveitado como energia para a realização de algum trabalho. Um processo muito comum que dá origem ao calor útil é a combustão. Nesse sentido, durante a queima de um combustível, há a geração de calor, que pode ter uma parte dissipada e a outra convertida em trabalho.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
O processo de combustão
Como mencionado anteriormente, o calor útil e o calor dissipado são dois dos componentes presentes numa combustão. Para compreender este fenómeno, convém perceber como ocorre.
São necessários dois reagentes: um combustível (como a gasolina e o etanol) e um comburente (substância gasosa que contém oxigénio).
Além disso, é necessário o fornecimento de uma energia de ativação para iniciar esta reação química.
Dito isto, durante o processo da combustão, ocorre a libertação de alguns produtos, como o dióxido de carbono, e de energia na forma de calor.
A parte do calor que não é aproveitada como energia, é considerada uma perda. Já a parte que é de facto uma energia e que, portanto, realiza o trabalho, é chamada de calor útil.
Relação entre Calor Útil e Poder Calorífico
O calor útil de uma reação está diretamente relacionado com o poder calorífico da substância que entra em combustão. Nesse sentido, convém mencionar que o poder calorífico representa a quantidade de energia interna armazenada numa determinada substância. Isto quer dizer que quanto mais alto for o poder calorífico de um combustível, maior será a energia contida e maior será o seu rendimento. Logo, o calor útil dessa substância também será maior, desde que o seu processo de combustão seja eficaz e ocorra dentro dos padrões normais.