BTN (Baixa Tensão Normal)
A baixa tensão normal (BTN) refere-se a uma faixa específica da pequena diferença de potencial entre dois pontos. Ou seja, são valores localizados dentro da baixa tensão.
Significado de Baixa Tensão Normal (BTN)
Ao considerar que a baixa tensão corresponde à pequena diferença entre o potencial elétrico de dois pontos, pode-se dizer que a baixa tensão normal (BTN) se refere a uma específica faixa que está dentro daquela. Nesse sentido, em Portugal, a BTN corresponde ao fornecimento de energia elétrica em baixa tensão com potência contratada inferior ou igual a 41,4 kVA, sendo o seu valor mínimo 1,15 kVA.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Diferença entre Baixa Tensão Normal (BTN) e Baixa Tensão Especial (BTE)
A baixa tensão consiste numa tensão que engloba tanto a baixa tensão normal (BTN) como a baixa tensão especial (BTE). Estas diferenciam-se nos valores de suas potências e, consequentemente, no seu uso. Neste sentido, a BTE refere-se ao fornecimento de eletricidade em baixa tensão com potência contratada entre 41,4 kVA até 45 kVA. Enquanto isso, a BTN, como mencionado, consiste na potência entre 1,15 kVA e 41,4 kVA. Isto significa que a faixa da BTN é inferior à faixa da BTE, sendo essa última muito utilizada por pequenos negócios, como lojas e escritórios, ou pequenas empresas.
Quando a Baixa Tensão Normal (BTN) é utilizada?
A baixa tensão normal (BTN) é ideal para as residências, uma vez que o consumo médio dessas costuma ser 6,9 kVA. No entanto, há famílias que podem consumir mais ou menos do que esse valor, além de existirem pequenos negócios que também podem beneficiar da BTN. Nesse sentido, as recomendações são as seguintes:
- A potência de 1,15 kVA é recomendada para espaços pequenos, como garagens.
- A potência de 2,30 kVA é recomendada para apartamentos tipo estúdio.
- A potência de 3,45 kVA é recomendada para pequenos apartamentos com dois moradores.
- A potência de 6,9 kVA é recomendada para apartamentos com 4 ou 5 moradores.
- A potência de 10,35 kVA é recomendada para imóveis com famílias numerosas.
- A potência de 13,80 kVA é recomendada para moradias que tenham mais recursos que necessitem de energia, como piscina.
- A potência de 17,25 kVA é recomendada para pequenas empresas ou negócios que não sejam do setor alimentar.
- A potência de 20,70 kVA é recomendada para empresas medianas que precisem de pouca refrigeração