Biogás
O biogás é um tipo de biocombustível produzido a partir da decomposição de materiais orgânicos por bactérias na ausência de oxigénio.
Significado de Biogás
O biogás é um biocombustível, ou seja, uma fonte de energia renovável, com origem na decomposição de materiais orgânicos. Esse processo de decomposição, por sua vez, é feito por bactérias e na ausência de oxigénio.
Ele é constituído pelo gás metano, seguido do dióxido de carbono. Apresenta uma mistura de hidrogénio, nitrogénio, amónia, ácido sulfídrico, monóxido de carbono, aminas e oxigénio.
Para produzir o biogás, é necessária a instalação de biodigestores. São equipamentos que propiciam um ambiente anaeróbico necessário para a decomposição dos resíduos orgânicos.
O biogás pode ser utilizado como combustível no setor dos transportes e para a geração de energia térmica e elétrica.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Matéria-prima para a produção do Biogás
Como mencionado, o biogás é produzido a partir da decomposição de matéria orgânica. Nesse sentido, podem ser reaproveitados, por exemplo:
- Resíduos agrícolas, como cascas, folhagens, palhas e restos de cultura.
- Dejetos e rejeitos de animais.
- Lixo e esgoto doméstico e industrial.
- Resíduos florestais e de madeiras.
O biogás pode ser gerado, por exemplo, a partir de aterros sanitários. Nesses locais são instalados drenos que atingem todas as camadas do lixo. Também é realizada a impermeabilização da base e da cobertura do aterro, a fim de contribuir para o processo de degradação da matéria orgânica, ou seja, para a produção do gás. Além disso, a impermeabilização da base e da cobertura previne a contaminação do solo e das águas subterrâneas.
Vantagens do Biogás
O biogás é um biocombustível, ou seja, uma fonte de energia renovável. É por isso uma alternativa às fontes convencionais. Além disso, apresenta vantagens como:
- Abastecimento das comunidades isoladas, dando resposta às suas necessidades energéticas.
- Destino sustentável e inteligente dos resíduos provenientes do tratamento de esgoto e dos aterros sanitários.
- Impedimento de que o metano proveniente da decomposição da matéria orgânica seja libertado para a atmosfera.
- Redução do impacto ambiental provado pela geração de energia.