Bioetanol
O bioetanol é um combustível obtido através de processos físico-químicos que envolvem vegetais e os seus resíduos, como a cana-de-açúcar e o bagaço.
Significado de Bioetanol
Conhecido também como o etanol de 2ª geração, o bioetanol é um combustível obtido por meio da fermentação controlada e da destilação de resíduos vegetais. Este processo pode envolver diversos tipos de vegetais, sendo por isso passível de ser realizado em diferentes países. Destacamos o bagaço da cana-de-açúcar, a palha do trigo e os restos de milho e de beterraba. A partir desses processos, obtemos um combustível altamente energético, que pode ser utilizado nos automóveis adaptados.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Diferença entre o etanol comum e o bioetanol
É uma inovação no processo de extração que marca a grande diferença entre o etanol comum e o bioetanol. Afinal, este permite a hidrólise da celulose em açúcares que as bactérias conseguem fermentar. Isto quer dizer que os resíduos que eram antes desperdiçados na extração do etanol também passaram a ser convertidos em álcool. Os resíduos mais comuns são o bagaço da cana-de-açúcar, a palha do trigo e os restos do milho e da beterraba. Deste modo, há um melhor aproveitamento de todas as matérias-primas, o que possibilita a produção de mais combustível.
Vantagens no uso do bioetanol
Assim como o etanol, o bioetanol possui como vantagem o facto de ser um combustível renovável e limpo. Por isso, apresenta-se como uma alternativa para diminuir o agravamento do efeito de estufa e do aquecimento global. Além disso, convém destacar que o bioetanol também possui outros benefícios que não são contemplados pelo próprio etanol, como:
- Tendência de redução no preço do etanol: uma vez que, a partir da mesma quantidade de matéria-prima, produz-se mais combustível sem que aumentem os custos de produção
- Redução do impacto ambiental: uma vez que são aproveitados todos os resíduos dos vegetais. Ou seja, são utilizados menos vegetais para se obter a mesma quantidade de combustível obtida no processo de extração do etanol.