Bioeconomia
A bioeconomia consiste num modelo de produção industrial no qual os recursos biológicos e naturais são aliados à utilização de novas tecnologias.
Significado de Bioeconomia
A bioeconomia é uma ciência e um modelo de produção industrial orientado para a utilização de recursos biológicos e naturais no desenvolvimento de novas tecnologias. A finalidade deste segmento é a sustentabilidade dos sistemas de produção para que possam reduzir ou eliminar a utilização de recursos fósseis e não renováveis. Convém mencionar que a bioeconomia é dependente de pesquisa em biociências, tecnologias de informação e robótica.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Quais são os setores que a Bioeconomia contempla?
A aplicação da bioeconomia envolve vários segmentos industriais. Afinal, ela está associada ao desenvolvimento e ao uso de produtos e processos biológicos em diversas áreas, como:
- Saúde humana.
- Agricultura.
- Pecuária.
- Biotecnologia.
- Bionergia.
Nesse sentido, a bioeconomia está relacionada à produção de:
- Fármacos, vacinas e enzimas industriais.
- Bioplásticos e outros materiais.
- Biocombustíveis.
- Produtos químicos de base biológica.
- Cosméticos, alimentos e fibras sustentáveis.
- Entre outros produtos de base sustentável.
A importância da Bioeconomia para a sociedade
A bioeconomia está intrinsecamente associada ao desenvolvimento sustentável. E essa é, sem dúvidas, a sua principal importância. A população mundial tem crescido em número e, consequentemente, em consumo. Isto quer dizer que a utilização de recursos não renováveis tende a esgotá-los, poluir e destruir gradualmente a natureza. Desse modo, a bioeconomia propõe uma nova forma de movimentar a economia mundial e de gerir a sociedade: através da implementação de recursos biológicos, naturais e renováveis. Com isso, a ciência pode auxiliar na solução de diversos problemas mundiais, como: mudanças climáticas e aquecimento global, problemas económicos e más condições de vida e de saúde de boa parte da população mundial. Ao considerar a importância deste fenómeno, a Comissão Europeia estabeleceu a bioeconomia como um importante plano de estratégia e ação que incide sobre o desenvolvimento de novas tecnologias.