Bateria (eletricidade)
A bateria é um dispositivo eletroquímico capaz de produzir uma corrente elétrica a partir de uma reação química, conhecida como oxirredução.
Significado de Bateria
A bateria é um dispositivo que produz corrente elétrica a partir de reações de oxirredução. Este termo refere-se a um processo químico durante o qual ocorre a oxidação (perda de eletrões) e a redução (ganho de eletrões). Como resultado, temos a produção de energia elétrica. As baterias são constituídas por um conjunto de pilhas. Estas apresentam um ânodo e um cátodo, que entram em contacto com um condutor elétrico, o eletrólito. Também podem ser chamadas de pilhas secundárias, baterias secundárias ou acumuladores.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Tipos de bateria
Os tipos de bateria variam de acordo com a sua composição química. Podem ser de chumbo/ácido, de hidreto metálico/óxido de níquel, de níquel/cádmio ou de íons lítio – que apresenta uma carga com maior durabilidade. O primeiro tipo mencionado é o mais utilizado nos veículos, como carros, motas e camiões. Já os demais podem ser utilizados em aparelhos portáteis, como os notebooks, telemóveis, brinquedos, entre outros. Atualmente, a bateria de níquel/cádmio tem sido cada vez mais substituída pela de hidreto metálico/óxido de níquel. Isto acontece porque a última possui uma quantidade menor de componentes nocivos ao ambiente.
Diferença entre bateria e pilha
A maior diferença entre uma bateria e uma pilha, chamada também de bateria primária, é o facto de a primeira ser recarregável, enquanto a segunda não. Isto significa que a bateria pode voltar a sofrer o processo de oxirredução, responsável pela produção da corrente elétrica. A pilha, por sua vez, não consegue esse feito. Após a pilha sofrer uma descarga elétrica externa total, já não conseguirá iniciar um novo ciclo, tendo de ser descartada. No entanto, uma vez que os seus componentes podem ser tóxicos para o ambiente, é preciso fazer o descarte em pontos de coleta específicos para pilhas e baterias.