Barragem a Fio de Água
A barragem a fio de água não dispõe de reservatório de armazenamento de água ou, quando existe, é muito pequeno e opera com níveis constantes.
Significado de Barragem a Fio de Água
A barragem a fio de água é um dos elementos que compõem uma central hidroelétrica. Convém mencionar que neste modelo de barragem não há reservatório de armazenamento ou, quando há, é muito pequeno. Na primeira situação, isto é, quando não há qualquer reservatório, a central com esta barragem aproveita a força da corrente dos rios, sem necessitar de grandes estruturas e sem alterar o fluxo do rio. Já quando há um pequeno reservatório, este é suficiente para prover a regularização diária ou semanal para a geração de energia elétrica.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Diferença de Barragem a Fio de Água e Barragem com reservatórios de acumulação
As centrais hidroelétricas podem apresentar barragens com reservatório de acumulação ou a fio de água. A primeira é a mais antiga e mais tradicional. Esta conta com grandes reservatórios para armazenar a água e regular o seu funcionamento. Logo, a sua capacidade de armazenamento é obtida por meio de uma represa. Nesse sentido, a barragem com reservatório de acumulação consegue adaptar-se às necessidades com mais facilidade, bem como aos períodos de estiagens. Já a barragem a fio de água, como visto anteriormente, aproveita a força da corrente dos rios para a geração de energia elétrica e não conta com grandes infraestruturas. No entanto, não consegue adaptar-se facilmente às grandes necessidades.
A importância da Barragem a Fio de Água
Na barragem a fio de água não há armazenamento de água para escoamento sazonal, o que reduz a segurança energética, mas apresenta inúmeras vantagens. Isto porque, como esta barragem não necessita de grandes reservatórios, há uma redução da estrutura das barragens, bem como dos alagamentos. Logo, a barragem a fio de água torna-se numa opção mais sustentável, com vantagens sociais e ambientais. Por isso, esta é uma importante alternativa para reduzir e evitar os impactos que a implantação de uma barragem pode causar sobre uma região.