Alternador
O alternador é um equipamento utilizado para converter a energia mecânica em energia elétrica. Ele pode ser utilizado em diversos locais, como automóveis e centrais elétricas.
Significado de Alternador
O alternador consiste num equipamento utilizado para transformar a energia mecânica em elétrica. O seu funcionamento ocorre segundo a indução magnética. Nesse sentido, este dispositivo pode ser utilizado em diversos locais e situações, como nos geradores de energia portáteis, nos automóveis e em centrais hidroelétricas e termoelétricas.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Como funciona o Alternador?
O funcionamento do alternador é muito simples de ser compreendido: a corrente elétrica flui através do rotor, que cria um campo magnético. Este, por sua vez, induz a movimentação dos elétrões na bobina, que dará origem a uma corrente alternada. Para que todo o processo possa ocorrer, é preciso que o indutor receba um impulso mecânico. Afinal, será esse impulso o responsável por iniciar o funcionamento do sistema e transformar a energia mecânica em elétrica. No caso de um veículo, por exemplo, este impulso é proveniente do motor do carro. A correia do alternador é acoplada às polias, que são as responsáveis por passarem o giro do motor do automóvel para o alternador.
Como funciona o alternador em centrais elétricas?
Se no automóvel o impulso é proveniente do motor do carro, nas centrais elétricas a energia mecânica vem de outras fontes. No caso das centrais hidroelétricas, os alternadores são movidos pela força das águas. Já nas centrais termoelétricas, o impulso mecânico vem do vapor produzido, que ocorre através da queima de combustíveis ou biocombustíveis. A regra segue para as outras centrais também, como a nuclear (o vapor/impulso é produzido pela fissão de átomos de urânio) e a geotérmica (o vapor é proveniente do calor do interior da Terra). Deste modo, o alternador utiliza esses impulsos para girar a turbina da central e, então, transformar a energia mecânica em elétrica.