Agregador
Um agregador, ou agregador de mercado, é uma entidade que atua como intermediária entre os consumidores e as empresas do setor elétrico, com o objetivo de negociar melhores condições e preços.
Significado de Agregador
Um agregador de mercado tem como função:
- Agrupar consumidores e participar no mercado grossista com o objetivo de obter preços mais baixos.
- Executar a planificação de utilização dos Produtores Distribuídos, em momentos em que o custo associado é menor do que os preços de mercado.
- Alterar e gerir as cargas móveis dos consumidores para horas com baixo preço de eletricidade.
Em termos simples, um agregador trabalha para obter vantagens económicas e operacionais em nome de um grupo de consumidores residenciais, empresas ou organizações que desejam aproveitar o poder de compra coletiva para obter benefícios.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Diferenças entre comercializador e agregador
A principal diferença entre um agregador e um comercializador de eletricidade está na sua função e nas relações com os consumidores.
Agregador de Eletricidade:
- O agregador é uma entidade ou empresa que reúne vários consumidores de eletricidade.
- Tem como objetivo negociar condições de fornecimento de eletricidade mais favoráveis, aproveitando o poder de compra coletiva.
- Atua como intermediário entre os consumidores e os comercializadores, facilitando as negociações coletivas.
Comercializador de Eletricidade:
- É uma empresa que compra eletricidade no mercado grossista e a vende diretamente aos consumidores finais.
- Oferecem uma variedade de planos tarifários e contratos de fornecimento, que podem incluir tarifas fixas, indexadas ao mercado, tarifas verdes, entre outras.
- São responsáveis pela venda da eletricidade, bem como pelo atendimento ao cliente e faturação.
Que tipos de agregadores existem em Portugal?
Os agregadores diferenciam-se de acordo com os consumidores que reúnem e as negociações coletivas que facilitam. Nesse sentido, em Portugal existem agregadores de mercado que atendem os clientes residenciais; Pequenas e Médias Empresas (PMEs); empresas de grande porte e indústrias; produtores independentes de energia renovável, entre outros públicos. Um agente agregador é, na sua essência, um facilitador do mercado, uma vez que permite transacionar energia no sentido das necessidades dos seus clientes, através de contratos bilaterais.