Clientes Prioritários

Quais as vantagens para clientes prioritários?

Os clientes prioritários devem ser avisados individualmente sobre as interrupções de fornecimento.

Em caso de interrupção de fornecimento, os operadores das redes devem dar prioridade aos restabelecimentos do fornecimento de eletricidade ou de gás natural aos clientes prioritários.

Nas situações de assistência técnica após comunicação de avaria em que seja necessária a deslocação do operador da rede de distribuição, este deve dar prioridade aos clientes prioritários e chegar à instalação no prazo máximo de 2 horas.

Quais são os critérios de elegibilidade para clientes prioritários?

Consideram-se clientes prioritários aqueles que prestam serviços de segurança ou saúde fundamentais à comunidade e para os quais o fornecimento de eletricidade ou de gás natural seja essencial.

São excluídas da classificação como cliente prioritário todas as instalações que, ainda que pertencendo a clientes prioritários, não sirvam os fins que justificam o seu carácter prioritário.

Sem prejuízo dos seus direitos, os clientes prioritários devem tomar medidas de precaução adequadas à sua situação, nomeadamente no que se refere a sistemas de alimentação de socorro ou de emergência, ou a sistemas alternativos de alimentação de energia.

Eletricidade

São considerados clientes prioritários:

  • Estabelecimentos hospitalares, centros de saúde ou entidades que prestem serviços equiparados;
  • Forças de segurança;
  • Instalações de segurança nacional;
  • Bombeiros;
  • Proteção civil;
  • Equipamentos dedicados à segurança e gestão do tráfego marítimo ou aéreo;
  • Instalações penitenciárias;
  • Clientes para os quais a sobrevivência ou a mobilidade dependam de equipamentos cujo funcionamento é assegurado pela rede elétrica, e clientes que coabitem com pessoas nestas condições, no âmbito do setor elétrico.

Gás natural

São considerados clientes prioritários:

  • Estabelecimentos hospitalares, centros de saúde ou entidades que prestem serviços equiparados;
  • Forças de segurança;
  • Instalações de segurança nacional;
  • Bombeiros;
  • Proteção civil;
  • Equipamentos dedicados à segurança e gestão do tráfego marítimo ou aéreo;
  • Instalações penitenciárias;
  • Estabelecimentos de ensino básico, no âmbito do setor do gás natural;
  • Instalações destinadas ao abastecimento de gás natural de transportes públicos coletivos, no âmbito do setor do gás natural.

Como registar-se como cliente prioritário?

Pode pedir diretamente à Goldenergy através de uma das formas:

  • Online: através do formulário online;
  • Correio: para a morada Quinta do Almor, Fraga de Almotelia, Loja 4, R/C B | 5000-061 Vila Real;
  • Presencialmente: num dos balcões da nossa rede de Agentes.

O registo pode ser feito junto do operador da rede de distribuição ou junto do comercializador com o qual fez o contrato de eletricidade e/ou gás natural, que comunicará esse registo ao operador da rede de distribuição.

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