No panorama empresarial atual, a sustentabilidade já não é só uma tendência e sim uma necessidade.
Cada vez mais, as empresas portuguesas estão conscientes do impacto que têm no meio ambiente e na sociedade. E muitas delas já têm um papel ativo no que diz respeito à adoção das melhores práticas dentro e fora da empresa (é o dia a dia da Goldenergy :)), desde as mais simples como a reciclagem, às que requerem um maior investimento, por exemplo, como a instalação de painéis solares.
Se está à procura de dicas de como ser sustentável na empresa, então está no sítio certo. Vamos dar alguns conselhos úteis para que possa levar para dentro da empresa, se ainda não for o caso. Algumas delas são bem fáceis de começar a colocar já em prática para tornar a sua empresa num exemplo de boas práticas ambientais. 🌲
Como tornar-se uma empresa sustentável?
A caminhada rumo à sustentabilidade é contínua e requer um compromisso a longo prazo. Acrescentar valor de forma consistente e prolongada, enquanto gera benefícios para a empresa, pode parecer uma missão difícil. Mas não é assim tão complicado alcançar essa meta.
Como cada empresa é única, é preciso olhar para dentro e perceber o que está a ser feito e o que pode melhorar, de acordo com a natureza do seu negócio e dos recursos disponíveis, claro.
Mas, afinal, o que deve avaliar para perceber que passos dar? Ora, o importante é analisar quais são as práticas implementadas até ao momento e que impacto quer ter no futuro do planeta. A partir daqui, será mais fácil estabelecer objetivos, desenhar uma estratégia e começar a colocar em prática algumas das ações com maior impacto no ambiente.
Mais do que a melhoria da imagem corporativa e redução de custos, ter a sustentabilidade como um dos pilares do futuro do negócio permite atrair clientes e parceiros alinhados com os mesmos valores. Já para não falar no impacto positivo no ambiente e sociedade.
Deixamos, agora, estas ideias sustentáveis para empresas que podem inspirar este seu novo compromisso com o meio ambiente. ✅
10 ideias sustentáveis para empresas
Gerir o uso do ar condicionado
O uso excessivo do ar condicionado pode resultar em consumos significativos de energia. Por isso, é importante estabelecer algumas regras, desde ajustar a temperatura a promover a circulação de ar natural, sempre que possível. Acredite que pode baixar o consumo de energia e alguns custos associados.
Optar por lâmpadas LED
A iluminação representa uma parte considerável do consumo de energia de muitas empresas. Se ainda não o fez, considere substituir as lâmpadas convencionais por lâmpadas LED. Além de terem mais durabilidade, não vai precisar de as substituir com tanta frequência. E o melhor de tudo é que ainda poupa na fatura da luz e o ambiente agradece.
Aderir às fontes de energia renováveis
A transição para as fontes de energia renováveis, como a energia solar, por exemplo, é um dos passos cruciais para reduzir a pegada de carbono da sua empresa. Investir em painéis solares ou aderir a programas de compra de energia renovável demonstra um compromisso sólido com um futuro e uma empresa sustentável.
Se ainda não deu esse passo e está a ponderar fazê-lo, fale connosco. Vamos esclarecer todas as suas dúvidas e apresentar-lhe uma proposta à altura das suas necessidades.
Digitalizar a documentação
A digitalização de documentos não reduz só o consumo (desnecessário) de papel. Também facilita a organização, a partilha e o armazenamento de informações, mas sobretudo a segurança da informação armazenada. Na sua empresa já funciona sem papel?
Ter a opção de teletrabalho
O regime de teletrabalho não só melhora a qualidade de vida dos colaboradores, como também reduz a necessidade de deslocações diários casa-trabalho, contribuindo, desta forma, para a diminuição das emissões de carbono relacionadas com a utilização dos transportes.
Aderir à mobilidade sustentável
Incentivar a utilização de meios de transportes sustentáveis, como bicicletas ou veículos elétricos, pode ser benéfico tanto para os colaboradores que não dispensam a praticidade, como para o meio ambiente.
Um ótimo atrativo para a empresa são as infraestruturas adequadas a esta realidade da mobilidade sustentável, como uma estação de carregamento de carros elétricos, por exemplo.
Consumo consciente de água
A água é um recurso cada vez mais escasso e, por isso, é importante consumi-la de modo mais consciente. Uma forma de controlar isso no escritório pode ser através da instalação de economizadores de água nas torneiras das casas de banho e cozinha ou copa, por exemplo. 🚰
Escolher fornecedores com práticas sustentáveis
Já parou para avaliar os seus fornecedores? Sabe se estão a cumprir com as regras básicas da sustentabilidade? Têm algum selo? Dê preferência àqueles que partilham os mesmos valores de sustentabilidade com o seu negócio. Isso vai fazer com que o impacto positivo no meio ambiente se propague.
Incentivar a reciclagem no escritório
A reciclagem é, muito provavelmente, a prática mais comum de como ser sustentável no escritório. Mas nem por isso deixa de ser importante. Se já o está a fazer, ótimo!
Se ainda há trabalho a fazer, então pode começar por colocar caixotes de lixo para papel e plástico também nas salas, em vez de estarem apenas na copa. Assim, evita-se que aquele pacote de bolachas do lanche da manhã fique misturado com outros resíduos.
Escolher um kit de boas-vindas ecológico
Se o kit de boas vindas já não é atualizado há algum tempo, talvez esteja na hora de o fazer e optar por soluções mais sustentáveis. Receba os novos colaboradores com garrafas de água reutilizáveis e substitua o caderno tradicional pelo caderno reutilizável (assim continua a contribuir para a redução do papel no escritório :)).