A casa transformou-se num escritório em pouco tempo. E, claro, o valor da fatura começou a aumentar a cada mês. Se antes a conta da luz não era a principal preocupação, porque estava a trabalhar no escritório, agora o caso já muda de figura. Temos razão ou não? 😉
Como o trabalho remoto veio para ficar, tem de encontrar alternativas mais sustentáveis e económicas para começar a poupar energia em teletrabalho. Por isso tome nota destes conselhos.
Dicas de poupança de energia no teletrabalho: o que fazer
O teletrabalho trouxe consigo inúmeros benefícios. Além de proporcionar um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, a conta a pagar em deslocações até ao escritório baixou drasticamente. Verdade? 🙂
Mas nem tudo é um mar de rosas! O desafio mensal dos trabalhadores está agora em tentar baixar a fatura da luz. E com o aumento gradual dos preços da eletricidade, a juntar a casas pouco eficientes energeticamente, é urgente encontrar novas soluções.
Na verdade, o truque passa por adquirir novos hábitos em casa. Às vezes, são coisas tão simples como desligar o carregador do computador da corrente assim que a bateria estiver completamente carregada ou optar por trabalhar perto de uma janela com bastante luz natural durante as horas de trabalho. 💡
Confirme, então, se já está a aplicar estas dicas que lhe recomendamos para conseguir poupar energia em teletrabalho.
Aproveitar a luz natural
A melhor dica para poupar energia em teletrabalho (e mais simples também) é aproveitar ao máximo a luz natural disponível. Já está a fazê-lo como deve ser? ☀️
A luz artificial contribui, ainda que em menor escala, para um consumo de energia mais elevado em casa. Por isso é tão importante escolher um local perto de uma janela para trabalhar e aproveitar a luz natural.
Se não for o seu caso, então terá mesmo de recorrer à luz artificial. Mas também aqui é possível fazer escolhas mais conscientes. Ou seja, pode sempre optar por lâmpadas de baixo consumo.
Optar por iluminação mais eficiente
Utilizar lâmpadas mais económicas é outra das estratégias eficazes para poupar energia em teletrabalho.
Fazer esta transição não é propriamente difícil. Aos poucos pode começar a substituir as lâmpadas antigas por LED. No final de algum tempo, vai ver que a fatura da luz começa a mostrar valores mais simpáticos.
Além de serem mais eficientes e terem um tempo de vida útil maior, está a contribuir para o meio ambiente.
Organizar o horário de trabalho
Uma boa organização da agenda de trabalho é sinónimo de poupança. Esta dica pode parecer simples, mas nem por isso é menos importante.
Se concentrar as habituais 8 horas de trabalho no horário de dia, em que geralmente existe mais luz natural, dificilmente vai precisar de recorrer à luz artificial.
Ao evitar trabalhar depois do sol se pôr, faz com que esteja a poupar energia em teletrabalho. Já para não falar de estar a evitar as horas de pico em que os valores da energia elétrica são mais caros. 💰
Prestar atenção aos sistemas de climatização
Bem sabemos que estar num local confortável enquanto se trabalha é meio caminho andado para um dia de trabalho mais produtivo. Por isso, manter o clima do local de trabalho agradável é essencial.
A escolha do espaço lá em casa deve ser feita com cuidado. Tem de avaliar se as condições estão ajustadas às diferentes alturas do ano. Além de um bom isolamento:
- No inverno, deve garantir que o espaço tem uma grande exposição solar para o manter aquecido;
- No verão, assegure-se de que há uma janela por perto que permita arejar o espaço nas horas de menor calor.
Se ainda assim precisar de recorrer a outras alternativas como o ar condicionado ou o aquecimento central, então garanta que fecha todas as portas e janelas para manter a temperatura ambiente que procura e, claro, evitar perdas indesejadas.
Manter o computador em modo de poupança
Não é novidade nenhuma que o computador é um dos aparelhos que mais consome energia enquanto está a trabalhar em casa.
Apesar de a utilização de aparelhos mais eficientes já ajudar a baixar o consumo, não é suficiente! De certeza que já fez uma pausa no trabalho e deixou o computador ligado, certo? É nesta altura que o devia desligar. Além de evitar consumir energia desnecessariamente, vai conseguir poupar a bateria do computador e atrasar o próximo carregamento.
São pequenos gestos, mas garantimos que, no final, vão ter impacto na poupança de energia. Mais: estas mudanças progressivas vão evitar o “consumo fantasma” que tantas vezes acontece no trabalho remoto.
Aderir às energias renováveis
O mundo está numa corrida contra o tempo para tentar combater as alterações climáticas e os desastres que delas advêm. Por isso, nunca foi tão importante entrar na onda das energias renováveis como agora.
Se ainda não é o seu caso, então devia começar a pensar em instalar painéis solares, por exemplo. Porquê? A resposta é simples: não só vai estar a contribuir para a redução da dependência de recursos esgotáveis (e poluentes!), como pode abraçar o maravilhoso mundo do consumo autosuficiente.
Ao optar por esta fonte de energia renovável, lembre-se de que existem vários incentivos fiscais que ajudam a tornar o investimento menos pesado para a sua carteira. Por isso, nem o custo pode ser um entrave.
Escolher o plano elétrico adequado
Está na hora de fazer as contas ao consumo da energia lá de casa. Será que tem a tarifa mais adequada às suas necessidades e consumo?
Pois é. É preciso pesar na balança as diferentes opções no mercado e começar a ponderar mudar de comercializador de energia. Se vir que a sua fatura está demasiado alta e que ainda pode poupar energia em teletrabalho com esta mudança, então está à espera do quê?
Comece já a avaliar as opções disponíveis no mercado. A Goldenergy pode ser um forte aliado nesta altura. 🙂