Goldenergy,

Os carros elétricos pagam estacionamento? Explicamos tudo

Índice

Fala-se, cada vez mais, sobre a mobilidade elétrica – as suas vantagens, custos, benefícios fiscais, etc. E, pelo meio de tantas questões comuns aos condutores portugueses, temos uma recorrente – que hoje vamos esclarecer. Os carros elétricos pagam estacionamento? Será uma realidade ou um mito?

A resposta nem é sim, nem é não – afinal, o correto será dizer que é às vezes. Isto porque será verdadeira a afirmação, mas nem sempre. Os carros elétricos não pagam estacionamento, de facto, mas apenas em algumas localidades onde há regras em vigor, devidamente previstas na lei.

Vamos descobrir mais? 🙂

O que são carros com emissão zero?

Em poucos anos, os carros de hoje vão ser observados por nós como autênticos dinossauros – pode acreditar. 🙂 A razão é simples: os veículos do futuro próximo estão a chegar e prometem ser mais inteligentes e autónomos, fazendo uso de novas tecnologias inspiradoras.

O peso dos carros e o atrito dos seus motores vão ser reduzidos e, com isso, uma nova era de mobilidade se fará – para nós e para o planeta. E os seus materiais, com os quais vão ser produzidos (o plástico e o metal, por exemplo), já estão a ser trabalhados – é uma realidade. 😉

A par disto, estamos a construir carros sem carbono – ou seja, a geração futura dos automóveis tem o objetivo desafiante de alcançar a eliminação da combustão interna, com a missão de minimizar os impactos das alterações climáticas.

Sim, estamos a caminho da condução de veículos com emissões zero, cada vez mais conectados e inteligentes. Na UE, há um objetivo ambicioso: reduzir em 55% as emissões médias dos carros novos, até 2030; e 100%, até 2035. O anúncio já foi dado por Bruxelas, pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e tem como comparação as emissões dos carros fabricados em 2021.

E o que são os carros de emissão zero? São, basicamente, os veículos que funcionam exclusivamente como elétricos – ou seja, que não emitem gases com efeito de estufa para fazerem as suas viagens. São exemplos os veículos com baterias, que funcionam a partir de carregamentos elétricos, ou aqueles que recorrem à produção de energia solar (carros solares).

Os carros elétricos pagam estacionamento: sim ou não?

Os carros elétricos estacionam de graça em Portugal?

Do ponto de vista prático, de condução nas cidades, há uma vantagem que é exclusiva dos carros elétricos – e que existe como forma de promoção e incentivo a sua utilização. São as conhecidas facilidades de estacionamento.

Parar o carro nos centros urbanos pode ser uma verdadeira dor de cabeça, mas também pode significar ter de gastar muito dinheiro – especialmente se for por longos períodos ou se tiver de ser um hábito diário (como a necessidade de estacionar no dia a dia, para o trabalho, por exemplo).

Quem tem um carro elétrico pode parquear o seu veículo num dos muitos locais que são reservados para carregamentos. E não é só nas ruas que existe esta facilidade: também em centros comerciais, hotéis e outros estabelecimentos públicos e comerciais podemos contar com estes pontos exclusivos de carregamento elétrico. Por vezes, estes locais podem, até, ser uma espécie de cortesia para os clientes, que podem carregar os seus automóveis sem custos associados.

E quando o tema é estacionar, também as políticas de mobilidade elétrica existem para favorecer a vida do condutor de um veículo elétrico. Em Portugal há mesmo muitos municípios que reduzem os valores dos parquímetros para estacionamentos de carros 100% elétricos – vários deles oferecem o serviço gratuitamente. Ou seja, em alguns casos, é correto dizer que os carros elétricos não pagam estacionamento. 😉

Em Lisboa, os veículos elétricos não pagam pelo estacionamento em sítios regulados pela EMEL – Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa. Para ter acesso a esse benefício, o condutor só tem de ter o seu Dístico Verde, que custa 12 euros por ano.

Em Guimarães, Beja, Loures, Funchal, Oeiras, Oliveira de Azeméis e outras cidades portuguesas também é possível usufruir de estacionamento gratuito, se conduzir um carro 100% elétrico.

Outras vantagens de conduzir carros elétricos

São mesmo muitas as vantagens para quem escolhe conduzir este tipo de veículos – e já falamos delas no nosso artigo sobre incentivos à mobilidade elétrica. 😉 Mas, para que possa entender de forma resumida e bastante simples, dividimo-las em 3 tipos. Vamos ver? 😀

Vantagens ambientais

A questão ambiental é mesmo um dos focos mais centrais do investimento na mobilidade elétrica. Isto porque os carros elétricos de hoje já reduzem na emissão de gases nocivos ao ambiente e às pessoas – os planos para o futuro preveem zero de emissão, como já vimos mais acima neste artigo. 🙂

Outra das vantagens ambientais relacionadas com a mobilidade elétrica está na baixa produção de ruído, uma vez que a sua mecânica é bastante mais fluida e silenciosa. A poluição sonora é, também uma forma de poluir – especialmente destacada no contexto das grandes metrópoles.

Vantagens de condução

A experiência de condução guarda muitas vantagens para aqueles que optam por ter um carro elétrico. Para além de ser uma condução mais fácil, suave e confortável, com menores níveis de vibração no veículo, por norma, estes carros trazem uma caixa de velocidades automática. Mas não é só, afinal, a experiência da condução passeia por diferentes esferas.

Os custos de manutenção e com a própria condução compensam, e muito, o investimento inicial – para além das compensações financeiras que estão previstas por lei, como os incentivos fiscais. A manutenção é mais barata e, claro, a energia que utiliza para alimentar o carro – em especial nos dias de hoje, com as altas históricas nos preços dos combustíveis.

A crise energética não está para acabar e, por esta razão, conduzir um veículo elétrico torna-se cada vez mais vantajoso – especialmente quando optamos pelos carregamentos à base de energia 100% verde, como a energia que a Goldenergy faz chegar aos consumidores portugueses – gerada a partir de fontes renováveis, como o sol, o vento e a água.

Quem já nos acompanha pelo blog sabe bem que a nossa aposta na mobilidade elétrica já é uma realidade – prova disto é que criámos o nosso primeiro ponto de abastecimento para veículos elétricos, um trabalho em que investimos todos os dias e para o qual a expansão é uma certeza para muito breve. 😉

Tem um veículo elétrico? Ou será que está a pensar na compra de um? Seja como for, se a mobilidade elétrica lhe interessa, então, estamos em sintonia – porque, afinal, está a pensar verde como nós 🙂 . Converse com a Goldenergy sobre as suas opções de carregamento para a mobilidade elétrica.

E, se ainda não aderiu à energia mais barata e amiga do planeta, não espere mais: adira agora, seja um cliente Gold e faça uma escolha positiva: pelo meio ambiente, pelo amanhã de todos e, claro, pela sua carteira. 😉

O futuro já começou. É agora. Venha daí e faça parte da mudança connosco. 😀

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Se acha que estes equipamentos, a par de outros como o micro-ondas, são alguns dos vilões que mais pesam na...
Quem nunca assistiu a um programa de TV onde eram construídas casas em apenas uma semana? 🙂 Este verdadeiro feito...
Está a pensar apostar num sistema de climatização eficiente e moderno? Quer saber quais as vantagens e desvantagens dos aparelhos...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...