O inverno é a estação mais fria do ano e representa, para muitos portugueses, um aumento nos valores das faturas de eletricidade. Secar a roupa na máquina, ligar os aquecedores da casa e garantir água quente tornam a eletricidade doméstica ainda mais necessária.
Nesse sentido, vale (quase) tudo para poupar ao máximo nas contas de gás e eletricidade durante o tempo frio: cronometragem do tempo no chuveiro, secagem das roupas ao ar livre (sempre que não chova, claro), utilização das lareiras, e muito mais.
Mas se estas soluções provisórias não lhe parecem suficientes, explicamos um método para poupar nas faturas o ano inteiro: a instalação dos painéis solares. Sim, os painéis solares no inverno funcionam mesmo. 😉
De facto, com a oferta da Goldenergy, pode reduzir as suas faturas em até 50% com uma eletricidade 100% verde. Saiba como aqui.
Mas parece-lhe estranho consumir a eletricidade que vem do sol mesmo durante a estação mais nublada e chuvosa do ano? Explicamos que não é bem por aí e que sim, vale a pena investir nos sistemas fotovoltaicos em qualquer altura do ano!
Os painéis solares no inverno funcionam mesmo?
Aprendemos desde pequeninos que o inverno é a estação mais nublada (ou menos solarenga) e isto é um facto. Desde o início do outono, em setembro, temos menos horas de sol a cada dia e, portanto, precisamos de consumir mais eletricidade dentro de casa.
No entanto, mesmo com as poucas horas de sol, os painéis solares continuam a absorver a sua energia para produzir eletricidade ou para aquecer as águas domésticas. Ou seja, continuam a funcionar normalmente, ainda que produzam menos eletricidade do que durante o verão.
Até porque, veja bem, os painéis fotovoltaicos utilizam a luz do sol, e não o seu calor, para produzirem eletricidade. Sendo Portugal um dos países mais soalheiros da Europa, faz sentido lembrarmo-nos disso.
Convém mencionar ainda que o inverno é a época em que mais se consome eletricidade e que, portanto, é ainda mais necessário ter um recurso que o ajude a poupar nas faturas de eletricidade. E se este recurso conseguir ajudar a poupar eletricidade durante 25 invernos, ainda melhor, não é?
Energia solar no Inverno: eficiência e consumo
Por mais que o inverno seja a estação com menos horas de sol durante o dia, é também a estação em que mais precisamos de eletricidade para o nosso lar.
É um facto bastante irónico, já sabemos, mas que também conta a favor daqueles que escolhem fazer uma escolha mais amiga do ambiente mesmo durante o inverno.
Os sistemas fotovoltaicos podem não responder a toda a necessidade energética do local em que estão instalados (quase nunca o fazem, mesmo durante o verão). Mas ainda assim representam uma poupança de 40 a 50% nas faturas de eletricidade durante a maior parte do ano.
Uma vez que no inverno precisamos de mais eletricidade para garantir o aquecimento e a iluminação da casa, é natural que os sistemas fotovoltaicos sejam de grande ajuda nesta altura do ano.
Em resumo: a sua eficiência é sempre de grande ajuda quando o que se pretende é reduzir o consumo de eletricidade no lar.
Como posso melhorar o desempenho dos Painéis Solares no inverno?
Já referimos que os painéis solares duram cerca de 25 anos. De facto, quando bem cuidados e tendo a manutenção em dia, podem chegar aos 30 anos com uma perda de eficiência próxima dos 10%. São números francamente positivos. Mas para os alcançar é necessário perguntar-se o que fazer para melhorar o desempenho dos seus painéis solares e tirar o máximo proveito do seu investimento.
Já alguma vez se fez esta pergunta? Se sim, a resposta resume-se a uma palavra que contempla diversos procedimentos: manutenção. A manutenção periódica dos painéis é a responsável por manter a casa segura, o equipamento em pleno funcionamento e garantir a máxima duração do mesmo.
Mas haverá cuidados especiais a serem tomados durante o inverno?
Manutenção dos painéis solares no inverno
Sim, tanto o painel fotovoltaico como o painel solar para água quente precisam de manutenção periódica, de modo a garantir que todos os seus componentes estejam em pleno funcionamento.
Durante o inverno, há alguns pontos que devem ser analisados mais atentamente, uma vez que há riscos de formação de gelo sobre as placas e outros danos causados pelas baixas temperaturas. Nesse sentido, como parte da manutenção de inverno dos painéis solares para aquecimento de água, listamos as seguintes intervenções:
- Uso de uma solução anticongelante – como o fluido de transferência de calor, no sentido de controlar as temperaturas dentro das tubulações;
- Drenagem do coletor e das tubulações – pode ser feito de forma manual ou automática, quando a temperatura está abaixo do ponto de congelação do líquido.
Um ponto em comum entre o painel solar para água quente e os sistemas fotovoltaicos é a posição do painel solar. Ou seja, o seu grau de inclinação independentemente do local em que esteja inserido: teto de uma casa, teto de um edifício, de uma garagem, ou em áreas externas, de modo geral.
Isto porque os painéis devem sempre estar inclinados para evitar a acumulação de pó, de água e de outros detritos naturais ou artificiais que possam cair sobre ele. Nesse sentido, os painéis solares fotovoltaicos acabam por não acumular água da chuva, gelo, folhas e outros elementos sasonais. Consequentemente, a manutenção de inverno destes painéis não tem uma diferença relevante em relação às demais estações.
De qualquer forma, listamos os principais problemas que podem ocorrer aos sistemas fotovoltaicos e as intervenções que servem para garantir a melhor produção de energia renovável durante todo o ano.
Prevenção da corrosão
Tanto a entrada de oxigénio nos sistemas dos painéis solares como a interação entre os diferentes tipos de metais que os compõem podem provocar corrosão ao equipamento.
Durante a manutenção de inverno, bem como noutras alturas do ano, os técnicos devem certificar-se de que o equipamento deve ser composto por materiais como: cobre, bronze, latão, aço inoxidável, plástico, borracha e vidro.
Sombreamento dos painéis solares
Durante todo o ano, a vegetação que cresce próximo do painel solar deve ser cuidada de modo a não gerar sombras sobre o mesmo. Caso o painel fique com sombra perde rendimento.
Sujidade
Por mais que a inclinação dos painéis solares dificulte a acumulação de pó sobre os painéis, é comum que, com o passar dos meses, uma fina camada de sujidade se forme sobre as placas de vidro.
Uma vez que o inverno é um período bastante húmido, a chuva ajuda a limpar naturalmente a superfície do painel. No entanto, pode sempre contar com o apoio de um técnico para fazer essa limpeza caso não se queira arriscar neste procedimento.
Fissuras nos painéis solares
A superfície dos sistemas fotovoltaicos é feita de vidro e, portanto, está suscetível a rachas ou fissuras. Caso isto ocorra, o técnico de manutenção deverá fazer a substituição dessa peça. Mas não se preocupe: o material é bastante resistente às intempéries comuns do inverno.
Tubagens e ligações elétricas
Sobretudo o painel solar para água quente pode sofrer fuga de líquidos pelos tubos. Regra geral, as condutas devem estar bem seladas e todas as ligações elétricas devem estar acondicionadas.
No entanto, também os fios elétricos dos sistemas fotovoltaicos podem deteriorar-se devido à exposição solar prolongada.
Telhado e fixações
A humidade e a chuva podem tornar necessária a manutenção de inverno com o objectivo de garantir que estão em boas condições os apertos de porcas, parafusos e encaixes.
Se ainda não adquiriu painéis solares para a sua casa, a Goldenergy facilita o processo e ainda o ajuda a inscrever no Programa de Apoio Edifícios +Sustentáveis do Fundo Ambiental.
Ligue para 800 500 292 e conte com a Goldenergy para manter a casa aquecida neste e nos próximos invernos!