Goldenergy,

Será que a iluminação inteligente é mais sustentável?

Índice

Já imaginou ter uma casa mais conectada, inteligente, eficiente e capaz de poupar recursos? Talvez um sistema de iluminação inteligente seja aquilo que está a faltar. 🙂

Mas, antes, para percebermos se a iluminação inteligente é realmente mais amiga do meio ambiente, importa saber: o que é, como funciona e que benefícios estão associados à sua tecnologia.

Venha connosco e descubra se vale a pena apostar neste novo conceito smart de iluminação. 😉

O que são as luzes inteligentes e a iluminação smart?

A iluminação inteligente nada mais é do que uma nova forma de ativação da luz, em que não se é necessário realizar uma ativação através de dispositivos tradicionais, como o interruptor.

Ou seja, o seu funcionamento – bem como a regulação da luminosidade artificial – resulta de um mecanismo de ativação automático, realizado por meio de sensores que detetam sinais de presença. É a famosa iluminação de empresas e condomínios, em que basta entrarmos num ambiente para que ele se ilumine para nós.

O que este sistema de iluminação inteligente traz de bom para nós e para o ambiente? É simples: torna-se, com a sua instalação, possível economizar nos consumos de energia elétrica, uma vez que a luz entra em atividade apenas quando é necessário. Bem sabemos que os custos com a eletricidade pesa nos bolsos dos consumidores, mas o desperdício desta energia é também um dos fatores mais prejudiciais para o meio ambiente.

Assim, as chamadas lâmpadas inteligentes são os dispositivos de iluminação capazes de ser controlados por meio de aplicação móvel (app) ou de comando de voz – tudo através de aparelhos cada vez mais comuns, como os smart speakers e os smartphones. Como? Utilizando a tecnologia Wi-Fi. Essencialmente, face às lâmpadas tradicionais, a sua principal diferença é o meio de conectividade – mas também é possível diferenciá-las pela variedade de cores e distintas intensidades, bem como outras funções mais específicas.

Como escolher uma lâmpada inteligente?

Tudo depende da utilização que pretende e do efeito que deseja ter. Por exemplo, as lâmpadas inteligentes com variação de cor têm uma matriz de LED incorporada, mais conhecida como RGB, que é uma tecnologia muito usada em projetos em que se quer dar destaque aos efeitos visuais. Isto porque, através da mistura de cores RGB, uma lâmpada smart torna-se capaz de produzir uma iluminação incrivelmente variada, com um alcance de milhões de tons diferentes.

Mas como as lâmpadas inteligentes não servem apenas para produzir uma iluminação colorida, os LEDs brancos, seja quente ou frio, são ótimas opções para os diferentes ambientes de uma casa. Pode escolher o branco frio para um brilho mais intenso em locais onde a visibilidade exige maior atenção – por exemplo, na cozinha. Já a tonalidade branco quente é, habitualmente, indicada para zonas em que aconchego é palavra de ordem – como a sala e o quarto.

Iluminação inteligente, como é que funciona?

O conceito da iluminação smart está baseado em distintas mecânicas de funcionamento que permitem ao sistema funcionar de formas variadas, a depender do tipo de aparelho instalado – mas, como já vimos, grande parte dos sistemas inteligentes utiliza sensores de presença. São estes sistemas que, a partir dos sinais de movimento, ativam o funcionamento da rede de iluminação comandada.

Como instalar a iluminação inteligente?

A instalação das lâmpada smart não tem segredos e é, aliás, bastante semelhante à instalação das lâmpadas comuns: só terá de rosquear o seu dispositivo no sítio da lâmpada antiga – seja num candeeiro ou no teto, e fazer o download da app indicada para a gestão do controlo de iluminação do ambiente.

Qualquer um de nós pode instalar as lâmpadas inteligentes sem ter de, para isso, contratar profissionais ou mexer nos fios e no quadro elétrico.

Poupança de energia com um sistema de iluminação inteligente

Já vimos mais acima, neste artigo, mas vamos aprofundar neste tema da economia de energia. Quando falamos em utilizar instalações de iluminação inteligente estamos a falar, também, sobre poupança de eletricidade. Isto porque são capazes de, em alguns casos, reduzir a zero a taxa de desperdício de luz.

E em casa, é possível poupar muito em eletricidade? A resposta é sim. Algumas pesquisas já apontaram que, quando há sistemas de iluminação smart instalados, a economia de eletricidade nas residências pode chegar aos 35%. Incrível, não é? E se acha que consegue poupar só com as lâmpadas, desengane-se: estes sistemas podem, ainda, ser programados para o controlo de aparelhos de climatização, como o ar condicionado.

Vantagens da utilização de um sistema de iluminação inteligente em casa

Agora que já vimos como funcionam as lâmpadas inteligentes e os seus sistemas de iluminação smart, vamos conhecer os tópicos que facilmente elencam as muitas vantagens de apostar nestas tecnologias. 😉

Vantagens das lâmpadas inteligentes

  • As lâmpadas inteligentes gastam menos energia, uma vez que são fabricadas com base na tecnologia LED.
  • O preço destas lâmpadas já é uma realidade acessível.
  • Qualquer pessoa pode instalar os dispositivos smart de iluminação.
  • A variedade de cores e intensidades, controlada através de comandos de voz ou via app, permite criar diferentes ambientes e satisfazer às várias necessidades.
  • As lâmpadas inteligentes podem ser usadas em tratamentos de cromoterapia.
  • É possível programar a ativação para horários específicos.

Vantagens dos sistemas de iluminação inteligente

  • Conveniência: pode ativar e desativar todas as luzes de uma só vez, seja através do estalar de dedos, de premir um botão na app ou por comando de voz. Não tem de ficar a correr todos os interruptores e nunca mais sai de casa ou adormece com uma lâmpada acesa esquecida.
  • Poupança: já falamos, mas não custa relembrar que os sistemas de iluminação smart são excelentes para potenciar a poupança de eletricidade. Se quer reduzir os custos com a fatura da luz e se entende que o desperdício desta energia é uma agressão ao planeta, estes sistemas são para si.
  • Segurança: há sistemas inteligentes de iluminação que permitem programar um modo para a ausência de pessoas em em casa. Isto é particularmente interessante nos períodos de ausência prolongada, como uma viagem a trabalho ou as férias familiares. Com este modo, a luz é ativada de modo aleatório, servindo para afastar os observadores menos desejados.

A Iluminação inteligente nas cidades

A iluminação smart é, cada vez mais, utilizada para além das paredes dos imóveis, sendo já possível encontrá-la instalada nas vias públicas das mais diversas grandes cidades de todo o mundo. E faz todo o sentido: afinal, que sentido há em permitir que as vias se mantenham iluminadas quando não há ninguém a passar por elas?

Basicamente, a ideia é que os sistemas de iluminação inteligente para as vias públicas funcionem para ativar as lâmpadas, na ausência de iluminação natural, apenas quando os seus sensores conseguem identificar a presença de pessoas, carros, motas, bicicletas… Pequenos animais, como roedores, cães e gatos, não são capazes de ativar os sensores de movimento e, assim, não ocorre o consumo desnecessário de energia elétrica – ou seja, o famoso desperdício. Uma boa ideia, certo? 🙂

A ideia, para além de fazer poupar muitos euros às grandes cidades, é reduzir as emissões de dióxido de carbono – tão prejudiciais para o futuro do planeta.

Some poupanças com a Goldenergy

Economizar é, para si, uma palavra de ordem? Então, venha daí para o nosso lado. 😀

Se já é um cliente Goldenergy, sabe bem que está a poupar euros todos os meses, mas também recursos ao planeta: por cá somos amigos do meio ambiente e trabalhamos apenas com energia 100% verde. Mas, se ainda não aderiu, não espere mais e fale connosco sobre o melhor tarifário para si.

Peça a sua adesão aos nossos serviços. É um passo tão simples e rápido! 😀

Estamos por cá para tornar os seus consumos de energia mais eficientes. 😉

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Se acha que estes equipamentos, a par de outros como o micro-ondas, são alguns dos vilões que mais pesam na...
Quem nunca assistiu a um programa de TV onde eram construídas casas em apenas uma semana? 🙂 Este verdadeiro feito...
Está a pensar apostar num sistema de climatização eficiente e moderno? Quer saber quais as vantagens e desvantagens dos aparelhos...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...