Ar condicionado single-split vs multi-split: qual escolher?
Goldenergy,

Ar condicionado single-split vs multi-split: qual escolher?

Índice

Para ajudar a encontrar uma boa solução de arrefecimento ou aquecimento, vamos fazer um duelo e o leitor decide quem vence: ar condicionado single-split vs multi-split – que se inicie a batalha. 😉

Há muitos verões que tornam quase impossível ficar em casa de forma agradável. As altas temperaturas, o vento fraco, a baixa humidade… há sempre fatores que nos impulsionam a querer comprar um ar condicionado. Da mesma forma, o inverno e as baixas temperaturas trazem os seus problemas.

Há atualmente muitos modelos com diferentes potências, estilos e propostas que se podem encontrar facilmente no mercado. Há muitos produtos, mas às vezes falta-nos uma orientação sobre qual deles pode ser o mais indicado para o nosso caso.

Neste artigo focamo-nos apenas no ar condicionado single-split e no multi-split, aqueles fixos à parede nas diferentes divisões da casa.

De facto, estes representam um investimento maior do que um ar condicionado portátil e, portanto, a sua compra deve ser bem avaliada.

Até porque ambos precisam de ser instalados por um profissional certificado, ao contrário do portátil, que levamos para qualquer lado.

De qualquer forma, em linha com os nossos valores, a Goldenergy defende sempre que menos é mais. Menos consumo de eletricidade é mais para o ambiente e para o seu bolso; menos equipamento é menos lixo para o planeta.

Por isso, invista numa compra consciente e à medida das suas necessidades! Dito isto, vamos às vantagens do ar condicionado single-split e multi-split.

Ar condicionado single-split vs multi-split: vantagens de cada opção

Vantagens do ar condicionado single-split

Um ar condicionado mono-split ou single-split é um grande aliado dos espaços menores ou que não precisem de um equipamento robusto. De facto, é um dos modelos mais comuns nos apartamentos.

O sistema do ar condicionado single-split é formado por uma unidade exterior que se liga a uma unidade interior. Ou seja, tanto na área externa como interna da casa não representa uma grande perda de espaço.

Por ser um equipamento pequeno, ele aquece ou arrefece apenas uma divisão da casa, como por exemplo a sala ou o quarto, espaços onde são mais necessários.

Para maior segurança dos consumidores, recomenda-se que a instalação seja feita por um instalador certificado. Uma vez que o ar condicionado single-split é menor, a sua instalação é geralmente feita num dia.

Vantagens do ar condicionado multi-split

Ao contrário do ar condicionado single-split, o modelo multi-split é mais robusto e, portanto, altamente recomendável para casas em que se pretende ter um aquecimento ou arrefecimento central.

O sistema do ar condicionado multi-split é formado por uma unidade exterior que se liga a até cinco unidades interiores. Ou seja, este equipamento ocupa muito mais o espaço interno do que o externo da casa e, portanto, não representa um grande impacto na fachada da casa.

Nesse sentido, ele pode aquecer ou arrefecer até cinco divisões da casa, sendo ainda de controlo individual. Ou seja, pode controlar cada uma das unidades do seu ar condicionado isoladamente.

Além disso, uma vez que as suas unidades têm diferentes tamanhos e estilos, elas podem ser combinadas de modo a oferecer a climatização ideal à medida de cada divisão da casa.

Também o ar condicionado multi-split deve ser instalado por um profissional certificado, que pode até mesmo não instalar todas as cinco unidades interiores de uma só vez.

Como otimizar o uso do meu ar condicionado?

Por mais confortável que seja estar num espaço mais fresco ou mais aquecido pelo ar condicionado, é verdade que o uso de qualquer equipamento elétrico prolongadamente irá gerar impactos na sua fatura de eletricidade.

Já fizemos um artigo só a falar sobre como calcular o consumo de um ar condicionado, que pode ser bastante útil para poder fazer as suas contas.

Sendo assim, partilhamos algumas dicas para otimizar o uso do seu ar condicionado ao mesmo tempo que mantém a sua casa tão confortável quanto possível.

Veja se já as está a colocar em prática.

1. Opte sempre que possível pela ventilação natural

Mantenha a casa bem aberta durante o verão ou mesmo nos dias mais quentes. Isso mesmo, janelas e portas da varanda bem abertas para a luz do céu entrar. Desta forma também irá permitir que o ar circule por todos os espaços da casa sem por isso gastar nada a mais!

O vento natural renova o ar que respiramos, retira o mau cheiro de alguns espaços como a cozinha e estreita o nosso contacto com a natureza, claro!

Ou seja, o ar condicionado deve ser visto como um instrumento que irá complementar a ação da natureza sobre a sua casa. Isso sim é sustentabilidade!

2. Pinte as paredes de cores claras

Se já leu um pouco sobre o efeito das cores sobre as nossas emoções e sobre a natureza, de modo geral, já deve saber que as cores escuras tendem a absorver calor, enquanto as cores claras refletem-no. Ou seja, pintar as paredes a preto ou a vermelho é um truque de decoração que deve ser executado cuidadosamente para evitar exageros.

Dê preferência às cores branca, amarela, cinzento-claro, pérola e alaranjada. Estas vão refletir a luz do sol durante os dias mais quentes, o que irá manter a sua casa tão fresca quanto possível.

Esta dica aplica-se também às cores dos estores e das cortinas, que filtram a entrada da luz na casa. Desta forma, poderá ligar o ar condicionado apenas quando o sol já estiver posto e desligá-lo com poucas horas de uso, ou ao amanhecer.

3. Tapetes e mantas pela casa

Esta dica é útil para os dias mais frios, quando andamos de pantufas para todo o lado e que, se pudéssemos, evitávamos que os pés tocassem o chão da banheira, certo? 😊

Os tapetes são excelentes instrumentos para otimizar o isolamento acústico e térmico da casa. Eles suavizam o contacto dos pés com o chão. Por esse motivo, são excelentes aquecedores para os mais poupadinhos (não gastam nada nada de eletricidade!).

Também as mantas cumprem essa função e servem para todos os momentos: para ver televisão, deitar na cama, teletrabalhar ou mesmo a comer. Cubra as suas pernas com uma manta e verá como se aquece bem!

Desta forma, pode ligar o ar condicionado por poucas horas e, com a casa toda bem isolada, irá desfrutar de um ambiente mais quente por muito mais tempo.

4. Atenção à potência elétrica contratada

É um facto que o ar condicionado, sobretudo o multi-split, representa um gasto maior para a casa, sendo por isso um eletrodoméstico que deve ser utilizado com cautela. No entanto, outros fatores podem representar um aumento nos seus gastos: um deles é a potência contratada.

Imagine que tem uma potência contratada de 20,7 kVA, mas que os seus consumos no geral não excedem os 10,35 kVA. Independentemente do seu uso, entre diferentes potências contratadas há sempre diferenças no valor do kWh. Naturalmente, quanto maior a potência, maior será o valor do kWh.

Esteja atento aos seus consumos mensais e avalie se não terá contratado uma potência que exceda as suas necessidades. Feito isto, poderá fazer uma utilização mais consciente do ar condicionado e de quaisquer eletrodomésticos.

A Goldenergy defende que os seus clientes devem investir na eficiência energética das suas casas através da poupança de eletricidade.
Uma casa energeticamente eficiente é um fator positivo não apenas para as finanças domésticas, mas sobretudo para o planeta.

Comercializamos eletricidade obtida a partir de fontes renováveis, mas reconhecemos que consumir menos é sempre a atitude mais sustentável.

Seja consciente no seu consumo do ar condicionado, na compra de produtos e eletrodomésticos e, sobretudo, no uso da sua eletricidade.

Através de pequenas atitudes construímos juntos o amanhã que queremos. Adira já à energia verde da Goldenergy.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Pode ainda não ter percebido, mas há muito tempo que os telefones deixaram de depender exclusivamente da energia elétrica para...
Nos últimos anos, a energia eólica tem-se apresentado como uma importante alternativa para a luta contra o agravamento do efeito...
Sabe quais são os eletrodomésticos que consomem mais energia? Esteja atento, vamos explicar tudo. Durante as estações mais frias do...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...