Volt [V]
Volt [V] é a unidade de medida da tensão elétrica, definida como a diferença de potencial elétrico (DDP), instituída pelo Sistema Internacional de Unidades (SI).
Significado de Volt [V]
Existem duas definições que podem ser aplicadas ao termo Volt [V]: 1ª definição: Volt equivale à diferença de potencial entre dois pontos de um condutor através do qual uma corrente de 1 (um) Ampere (A) passa e uma potência de 1 (um) Watt (W) é dissipada. 2ª definição: Volt equivale à diferença de potencial existente entre dois pontos de um condutor quando, ao transportar 1 (um) Coulomb (C) entre os mesmos, é transmitido 1 (um) Joule (J) de energia. O termo Volt [V] foi assim nomeado em homenagem a Alessandro Volta, cientista italiano que desenvolveu a primeira pilha elétrica.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Tensão elétrica
A tensão elétrica corresponde a uma diferença entre o potencial elétrico de dois pontos (DDP), que pode representar uma fonte de energia (força eletromotriz) ou uma perda de energia ou armazenamento (queda de tensão). Através dessa tensão é possível explicar o movimento das cargas e a geração da corrente elétrica.
Além disso, essa diferença de potencial é fundamental para que ocorra em um circuito o fluxo de cargas, que vai de um ponto carregado até ao ponto sem carga.
O instrumento utilizado para medir a tensão elétrica, popularmente chamada de “voltagem”, é o voltímetro.
Relação entre corrente e tensão elétrica
É comum haver confusão entre corrente e tensão elétrica. Embora os dois termos estejam relacionados e sejam interdependentes, referem-se a fenómenos diferentes.
A corrente elétrica é o movimento ordenado e no mesmo sentido dos eletrões e a sua unidade de medida é o Ampere (A). Define, portanto, o fluxo da eletricidade nos fios e nos aparelhos em funcionamento.
A tensão elétrica, por sua vez, como já explicamos, é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos que conduzem a corrente elétrica. Nesse sentido, uma tensão maior significa uma maior pressão para que a corrente flua.
Assim sendo, ao ligar um aparelho projetado para funcionar com uma tensão de 110V a uma ficha de 230V, o mesmo irá queimar-se, pois conduzirá uma corrente maior do que a que suporta.
Do mesmo modo, ligar um dispositivo projetado para 230V a uma ficha de 110V não o permitirá funcionar, pois a corrente impulsionada será fraca e insuficiente.